Os jovens do Programa ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, estão expondo e vendendo produtos na Feira da Árvore de Mirassol. As peças foram confeccionadas pelos garotos e garotas através do Projeto Responsabilidade Social e Negócios que vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2010 e que está motivando os beneficiados do ProJovem.

“O Projeto está sendo executado em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), gerando um potencial empreendedor entre os jovens. Tanto que os produtos produzidos também estão sendo vendidos em Pipa e em São Miguel do Gostoso”, conta Selma Estevam, coordenadora Geral do Programa.

Ainda de acordo com a coordenadora, o objetivo do Projeto é desenvolver uma cultura empreendedora e gerar negócios que beneficiem jovens em situação de risco e portadores de deficiência física. “Expor os produtos na Feira da Árvore está sendo uma excelente oportunidade de vendas, principalmente pela grande quantidade de pessoas que estão circulando pelo local neste fim de ano em busca de presentes de Natal e de amigo secreto”, afirma Selma Estevam.

Dentre os produtos, que serão comercializados até o dia 6 de janeiro, estão as camisetas, pintura em madeira, em papel machê e souvenir. São produtos de quatro núcleos: o de Brasília Teimosa, África, Quintas e Planalto. “O dinheiro arrecadado vai todo para os jovens que fizeram os trabalhos”, afirma a coordenadora.

Mais informações sobre o Projeto

As primeiras ações começaram no último mês de abril. O Sebrae-RN é responsável pela execução das oficinas e atividades de qualificação, que atendem 150 pessoas de diversos bairros periféricos de Natal. A Semtas investe na infra-estrutura e na articulação para a participação dos jovens que estão sendo beneficiados pelo Projeto. “O Projeto gera oportunidade para jovens de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade ao tráfico, consumo de drogas e à prostituição. As ações também são voltadas para a capacitação profissional de portadores de deficiência que, por fatores econômicos e sociais, têm dificuldades de inserção no mercado de trabalho”, explica  Selma Estevam.

Em Natal, o Projeto atende oito núcleos do Programa ProJovem Adolescente nos bairros periféricos de Guarapes, Felipe Camarão, Mãe Luiza, Brasília Teimosa, Quintas, Planalto, Pajuçara e África. A cultura empreendedora que foi gerada entre os jovens está facilitando na geração de renda através das vendas dos produtos. Os produtos do núcleo das Quintas, por exemplo, já estão em um ponto de vendas no município de São Miguel do Gostoso (RN), em uma loja da Pousada Casa de Taipa. “Esta semana estamos com uma consultoria junto a esse grupo para orientar sobre a gestão administrativa e financeira, sensibilizando para a importância do comprometimento em todo o processo e orientando para vendas”, afirma a Coordenadora.

O Projeto Responsabilidade Social e Negócios foi idealizado pelo Sebrae-RN, em parceria com Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC-RN), e ainda Associação das Pessoas com Deficiência de Caicó (ADEFIC).