O último dia para entrega dos projetos do Concurso Público de Arquitetura para a Praça do Natal é nesta quarta-feira, 20 de maio. Promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a iniciativa conta com o apoio e organização do Departamento do Rio Grande do Norte do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RN). O julgamento dos trabalhos entregues será realizado entre os dias 25 e 27 de maio.

Cerca de 60 inscritos de todo o Brasil estão concorrendo pela escolha do melhor projeto arquitetônico para Praça do Natal, a ser erguida no bairro de Mirassol, onde todos os anos era instalada a árvore de Natal. Com o término do prazo de entrega, começa a expectativa para a seleção de apenas um deles.

A comissão julgadora será formada por sete membros que irão analisar os trabalhos. O IAB/RN escolheu quatro arquitetos para o júri, todos pertencentes a outros estados. São eles: Gilson Paranhos (DF), Bruno Ferraz (PE), Paulo Macedo (PB) e Fernando Seratião (SP). Já a Prefeitura do Natal selecionou três arquitetas potiguares: Walderez Barros Garcia, Isabel Costa de Medeiros e Márcia Maria Duarte.

O primeiro colocado ganhará o prêmio de R$ 40 mil e a contratação imediata para o desenvolvimento do projeto; o segundo lugar recebe R$ 20 mil e o prêmio de R$ 10 mil fica para o terceiro colocado.

O objetivo do concurso é criar uma referência arquitetônica permanente que simbolize o espírito natalino da cidade, fundada no dia 25 de dezembro de 1599, e que por este motivo é chamada de Natal.

Codificação

Para garantir a segurança e a lisura no processo de escolha do melhor projeto, o IAB/RN irá codificar todos os trabalhos que estão sendo entregues para participar do concurso, com o objetivo de ocultar a identidade do autor. A medida tem o intuito de impedir possíveis fraudes.