Pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal sobre preços de produtos natalinos, aponta que os panettones e as bebidas estão mais caros este ano que no mesmo em relação ao mesmo período do ano passado.

Os panettones subiram, em média, 10,89% e as bebidas, +4,13%. Frutas cristalizadas (-1,56%), carnes (-3,13%) e queijos do reino (-3,43%) estão mais baratos em comparação ao ano passado. No geral, os preços estão, em média, ligeiramente acima (+0,54%) daqueles praticados em dezembro de 2009. A pesquisa incluiu sessenta (60) itens referentes a produtos natalinos (frutas secas, frutas cristalizadas, queijo do reino, panettones, frango, chester, fiesta, peru, pernil de porco, lombo de porco e bebidas, como, sidra, champagne, prosecco, vinho branco, vinho tinto e uísque), e foi realizada nos supermercados e hipermercados de Natal nos dias 08 e 09/12/10.
Os panettones apresentaram o maior índice de aumento em relação ao ano passado (subiram 10,89%, em média). As maiores variações foram verificadas nos panettones fabricados pelo próprio estabelecimento (+49%), vindo em seguido o panettone Bauducco de 1.000g (+19%), e o panettone Tommy de 400g (+12,8%).

Entre os vinhos, as maiores variações ocorreram no vinho branco Monte Reale (está 21% mais caro), seguido pelo vinho tinto Catafesta -garrafão (+18%), vinho tinto Piagentini (+17%) e pelo vinho tinto Monte Reale (+14,4%). O prosecco Sperone subiu 11% e o uísque Old Eight, +8,6%.

As carnes caíram, em média, 3,13%, mas, alguns itens subiram, como é o caso do pernil de porco “da casa” (subiu 38%), frango (+10%) e lombo Sadia (+9,4%). Em contrapartida, o lombo de porco, o chester e o pernil de porco – todos da marca Perdigão – estão com preços menores em comparação a 2009, enquanto o pernil e o lombo Sadia estão mais caros (apenas o peru Sadia está custando 3,3% mais barato em relação ao ano passado).

O queijo do reino registra redução média de 3,43%, sendo que os das marcas Jong (-9,5%), Quatá (-8,0%), Boa Nata (-6,1%) e Regina (-4,3%) estão mais baratos, e os das marcas Borboleta (+4,2%) e Skandia/Polenghi (+4,1%) estão mais caros.

Diferenças de preço

O PROCON NATAL destaca a grande diferença de preços entre os estabelecimentos, principalmente nas frutas secas e cristalizadas, cujas diferenças variam de 32% a 442%, dependendo da marca e da procedência (nacional/importado). (ver tabela abaixo), o que sugere que o consumidor deve pesquisar antes de comprar.
A pesquisa constata grandes diferenças de preços, mesmo em produtos da mesma marca, como é o caso do vinho tinto Mioranza (maior preço, R$ 11,90 e menor preço, R$ 5,49, correspondendo a uma diferença de 116%). O vinho tinto Chalise apresenta diferença de 54% entre um estabelecimento e outro (maior preço R$ 8,49; menor preço, R$ 5,49).
Entre as carnes, o PROCON NATAL constata diferença de 63% no pernil de porco Aurora (maior preço, R$ 13,02/kg; menor preço, R$ 7,99/kg), de 54% no pernil de porco Sadia (varia de R$ 9,65 a R$ 14,90) e de 37% no fiesta Sadia (mais caro, R$ 11,90; mais barato, R$ 8,68).

Maior variedade e menores preços

Os estabelecimentos com maior variedade de produtos são as lojas do Nordestão (lojas Cidade Jardim, Av. Salgado Filho e Zona Norte), e o Hiper Bompreço – Ponta Negra, dispondo de mais de 70% dos itens pesquisados. Entretanto, os estabelecimentos com maior número de produtos mais baratos são as duas lojas do Carrefour, e o Nordestão – Zona Norte (cerca de 33% dos itens encontrados estavam com preços mais baixos do que os concorrentes).

Tabelas