A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) participa do VI Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), com o tema A Regulação Como Instrumento de Desenvolvimento Econômico, que está sendo realizado de 18 a 20 de maio no Rio de Janeiro.


O evento conta com a participação de diversas autoridades como o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o Deputado Federal e Presidente da Câmara, Michel Temer; o Presidente do Banco do Brasil, Henrique Meirelles; a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, além de consultores, analistas, técnicos, diretores e presidentes de Agências de Regulação de todo o país.

Durante os três dias de evento, estão previstos na programação 2 (duas) conferências Magnas, 4 (quatro) mesas redondas, exposição de Banners e apresentação de trabalhos técnicos, além da entrega do Prêmio ABAR, que é concedido a personalidades e instituições que se destacam na promoção da atividade regulatória no país.

No evento, a Arsban é representada pelo Diretor-Presidente da Agência, Urbano Medeiros e pelo Diretor Técnico, Aristotelino Monteiro, além de técnicos que compõe o quadro de funcionários da Agência Reguladora, que juntos contribuem para o Congresso, apresentando um trabalho que trata sobre a contabilidade regulatória das companhias de água e esgotamento sanitário, realizada através de um estudo nas agências reguladoras brasileiras. O respectivo trabalho foi elaborado pelos Professores de contabilidade da UFRN, Alexandre Barbosa e Severino Cesário de Lima, em parceria com a Arsban.

A ABAR é uma entidade de direito privado, criada em 1999 com o objetivo de fortalecer a expansão da atividade regulatória no País. Atualmente, a Associação agrega 33 Agências, sendo 6 federais, 20 estaduais, 1 distrito e 6 municípios. O congresso Brasileiro de Regulação é realizado a cada dois anos pela ABAR com o objetivo de discutir e compartilhar a experiência no âmbito da Regulação em geral, abordando ás áreas de energia, gás, transporte, telecomunicações, saneamento e recursos hídricos.