A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, por intermédio do Departamento de Proteção Especial – DPSE, irá realizar o 1° Festival de Bandas Marciais e Fanfarras, nos dias 15 e 16 de dezembro, a partir das 13h, no Ginásio Nélio Dias, localizado na Avenida dos Guarapes, Lagoa Azul. “O Festival irá incentivar os grupos que realizam esse tipo de exibição pública a mostrarem seu trabalho à população, seu aprimoramento em técnicas de execução, fomentar as atividades civis e completar o ciclo de eventos comemorativos da Ccdade do Natal”, declara o Maestro Avraham Borges, do DPSE, que está a frente da organização do festival.

Poderão participar do concurso bandas marciais e de fanfarra da cidade de Natal e Região Metropolitana. As inscrições podem ser feitas no Setor de Ações Socioeducativas na sede da Semtas até o próximo dia 13, de maneira totalmente gratuita. O maestro afirma que haverá uma seleção prévia, de acordo com normas do edital e que serão selecionadas 10 bandas marciais e 10 de fanfarras para os dois dias de apresentações. Posteriormente, haverá um sorteio para a ordem dos shows.

O Festival irá selecionar as melhores bandas do concurso. Aos vencedores, haverá o título de campeão e um troféu para os três primeiros lugares de cada categoria, assim como serão premiados seus mestres de regência. “O regulamento com todos os detalhes do concurso será disponibilizado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do Município, que poderá ser acessado a partir do site da Prefeitura www.natal.rn.gov.br ”, explica Avraham Borges. Um dos requisitos que consta no regulamento é que a banda precisa estar fardada. De acordo com o mastro, mais de 25 grupos já se inscreveram no concurso. Serão selecionados 20 grupos:10 de fanfarras e 10 de marciais.

Sobre Bandas Marciais e Fanfarras

As Bandas Marciais são grupos musicais que têm sua produção musical voltada para sons instrumentais, utilizando geralmente metais de sopro e percussão, com a sincronia junto a uma marcha “rítmica”, para exibição em datas comemorativas, como “7 de Setembro”, fator que mais caracteriza o grupo. Da mesma forma, a Fanfarra baseia-se em sons produzidos, principalmente, por instrumentos de sopro, sincronizado também com a marcha.