A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou nesta quinta-feira, 9 de dezembro, uma operação para a retirada de dois barracos erguidos irregularmente por moradores de rua na margem da avenida Beira Canal, nos arredores da Estação de Tratamento de Esgoto do Baldo (ETE), no bairro de Cidade Alta, na zona leste de Natal.

O registro da ocorrência foi feito por meio de uma denúncia anônima feita a Semurb. Os barracos estavam instalados na calçada, impedindo a passagem de pedestres e no canteiro central da avenida causando transtorno aos que trafegavam na área.

Os ocupantes eram carroceiros que traziam o lixo e faziam a separação do material coletado, deixando muita sujeira no local. Eles alegavam que não tinham outro lugar para ficar, por isso optaram por ocupar aquele espaço.

Segundo o fiscal da Semurb, responsável pela operação, Gley Riviery, outras ações de remoção já foram feitas no local, inclusive os ocupantes já receberam assistência social da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). “Mesmo com a ajuda oferecida eles relutam em não sair do local, a permanência deles não é permitida visto que se trata de uma área publica’’, ressalta.

O material recolhido do desmanche dos barracos será levado para a estação de transbordo, localizado em Cidade Nova, antigo forno do lixo, onde será reciclado. Os pertences pessoais foram entregues aos moradores.