A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) promoveu em seu auditório o primeiro treinamento para o pessoal que trabalha em vários segmentos turísticos visando os preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como uma das subsedes. Um total de 240 participantes foram treinados nessa primeira turma e, para o secretário de Turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, isso demonstra o interesse das pessoas em se capacitar para trabalhar ou se aprimorar,  no caso dos que já atuam no ramo de hotéis, agências de viagens, pousadas, restaurantes e empresas que fazem receptivo entre outras espalhados pela capital.

Os cursos promovidos pela Seturde têm apoio do Ministério do Turismo e a Fundação Universa que enviou todo material didático, acompanhado por CD rooms e planilhas e são inteiramente grátis. O material é acompanhado por técnicos da Seturde, que tiram as dúvidas e interagem com os participantes. “A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Turismo está realizando os cursos na convicção de que eles e outros que serão realizados são fundamentais na preparação de mão de obra treinada para atender os visitantes que vierem a Natal no período da Copa”.

Para o coordenador do curso de capacitação, Franklin Delano, a grande demanda de participantes motivou a programação de outros cursos orientados pelo Ministério do Turismo e a Fundação Universa a partir de janeiro do próximo ano. “A expectativa de demanda para participar dos cursos ficou além do que esperávamos e já iniciamos contatos com o ministério para novos treinamentos para atender aos profissionais de diversos setores que atuam no turismo em Natal”.

Para Ozilda Fonseca que participou do treinamento, todos tiveram oportunidade conhecer melhor como funciona a cadeia geradora de emprego de turismo e como deve ser feito o atendimento dos turistas, a partir de sua chegada no aeroporto. “Foi uma boa oportunidade e espero poder participar de outros cursos que estão sendo programados para o próximo ano”.

Nessa primeira foram ministrados foram abordados os seguintes temas: “Atendimento ao Turista: Meios de Hospedagem: “Atendimento ao Turista: Bares e Restaurantes”; “Como comunicar e se relacionar com o turista” e “Como atrair o turista para seu negócio e para a sua cidade”.

Segundo o Ministério do Turismo, as aulas com duas horas de duração, já capacitou mais de 120 mil alunos em todo país. O sucesso da realização desse treinamento inclui também aulas pela internet.