Homenagear àqueles que se destacam por uma vida dedicação a educação no município do Natal. É este o objetivo da comenda “Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro, entregue na sua 11ª edição na noite desta segunda-feira (29), no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) Aluizio Alves.

Foram agraciadas neste ano de 2010 com a comenda seis personalidades ligadas a educação do município do Natal, entre elas o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e apresentador do programa Memória Viva da TV Universitária, Tarcísio Gurgel, o reitor da UFRN, José Ivonildo do Rego, o ex-diretor-geral do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), Francisco das Chagas de Mariz Fernandes.

Os outros demais três agraciados são a professora Maria José de Araújo Gadelha, o professor da UFRN, Laércio Segundo de Oliveira e a major Margarida Brandão Fernandes de Araújo, coordenadora estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do RN.

“Esta comenda tem um significado muito especial para educação da cidade do Natal. Primeiro porque perpetua a memória do grande educador e homem público, professor Waldson Pinheiro e segundo porque mesmo depois de 11 edições, onde foram agraciados nomes de destaques no nosso cenário educacional, ainda há muitos outros por homenagear, numa prova de que a cidade do Natal e o Rio Grande do Norte tem grandes nomes que dedicam a maior parte de suas vidas para o desenvolvimento da educação natalense e potiguar," afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

“Hoje é uma noite de estrelas, que servem de exemplo para que outros também se dediquem com amor à educação”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Edvan Martins.

A comenda é uma homenagem da Prefeitura Municipal do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), concedida anualmente, aos que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento educacional deste município, destacando-se em interesses de significativo alcance de socioeducacional e cultural.

Todo processo de organização para entrega desta comenda é de responsabilidade de uma comissão central, presidida pela professora Francisca Freire da Costa. A seleção dos nomes indicados é de responsabilidade de uma comissão especial, formada por membros do Conselho Municipal de Educação.

Professor Waldson Pinheiro

O professor Waldson José Bastos Pinheiro, o homenageado com o nome da comenda, é pernambucano de nascimento, mas natalense de coração. Licenciado em Filosofia, Línguas Estrangeiras, Linguí9stica e Literatura Política. Foi professor do Departamento de Letras da UFRNB, secretário municipal de Educação de Natal, fundador do diretório estadual do PDT/RN, candidato a prefeito, além de ser autor do Hino de Natal, entre diversas outras funções importantes.