Números do setor de controle de tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que os equipamentos fiscalização eletrônica instalados pela Prefeitura do Natal na Avenida Itapetinga, no Santarém, e na Ponte Newton Navarro, (Redinha-Praia do Forte) deixaram o trânsito no local mais seguro para os motoristas.

Graças à fiscalização, o número de automóveis que respeitam o limite de velocidade de 50 km/h é considerado exemplar. Dos 9.352 automóveis que cruzaram a Itapetinga no dia 23 deste mês, apenas 27 foram flagrados com velocidade acima do permitido.

Na Avenida Itapetinga, o redutor de velocidade denominado Bandeirão foi solicitado pelos próprios moradores diante da constatação de que alguns motoristas relutavam em obedecer a determinação de parar ou reduzir a velocidade diante das faixas de pedestres. A via é muito utilizada por moradores que andam de ônibus, pelo fato de ter pontos de parada nos dois lados de direção.

Na Ponte Newton Navarro, entre os dias 15 e 19 deste mês, dos 53.558 veículos que cruzaram a ponte, apenas 1,4% foram flagrados pelo radar porque excediam a velocidade no declive no sentindo Redinha-Forte.

O radar foi colocado na ponte para evitar acidentes, alertando os motoristas sobre o cuidado que é preciso ter para fazer a curva no final da descida. A velocidade máxima também é de 50 km/h em todo o percurso da ponte.