A prefeitura de Natal inaugurou nesta sexta-feira (26), a segunda unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Localizado no bairro Planalto, zona oeste da cidade, o AME é de porte I e oferecerá atendimento médico em cinco especialidades médicas. A abertura do espaço contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa e do secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade.

Em seu discurso a prefeita destacou as ações que estão melhorando a saúde pública em Natal. “Começamos com a UPA de Pajuçara depois inauguramos a AME de Nova Natal. Agora entregamos para o Planalto o segundo AME, assegurando que população não vai mais precisar se deslocar para outros bairros em busca de especialistas pois contará com os serviços especializados aqui”, disse a chefe do Executivo Municipal.

O AME do Planalto seguirá o mesmo modelo de gestão compartilhada implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação A Marca, no AME de Nova Natal. Para ter acesso aos serviços, a população fará um cadastro inicial para receber o cartão da AME. Com o documento em mãos, consultas e exames poderão ser agendados e realizados.

Diariamente dois clínicos gerais, dois pediatras e uma equipe de dentistas estará a postos para atender à população, além de ginecologistas e obstetras, que atenderão três dias por semana. Exames laboratoriais básicos e ultrassonografia também estão entre os serviços oferecidos e serão realizados mediante encaminhamento médico na própria unidade.

A meta do AME Planalto é de 5.500 atendimentos mensais. Para atingi-la, uma equipe de 74 técnicos, enfermeiros e médicos foi especialmente selecionada e preparada para atender a comunidade. O AME Planalto, localizada à rua Comunidade Shalom, 10, seguirá o mesmo horário de atendimento da unidade Nova Natal, de segunda a sábado, das 07 às 19 horas.

“Nós encontramos a estratégia de saúde da família do Planalto bastante precária e a AME vem para suprir a necessidade dessa região, principalmente porque traz essa proposta de funcionamento aos sábados. Acreditamos que esse foi o primeiro passo para melhorar a saúde da população do Planalto, os outros serão a UPA e a implantação de mais três unidades de saúde da família”, informou Thiago Trindade.

Para assegurar o acesso da população ao ambulatório, a prefeita Micarla de Sousa informou que a Secretaria de Mobilidade Urbana está realizando os estudos para garantir a circulação de linhas de ônibus pela região, assim como a pavimentação de algumas ruas.