A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, representada pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Verônica Dantas, participa da Oficina Pró-Copa do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, com término programado para hoje (25), no Hotel Escola Senac Barreira Roxa. A Oficina está sendo promovida pelo Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo e pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

"A Oficina Pró-Copa tem como objetivo promover o diálogo entre os participantes, que são representantes de várias instituições governamentais e não governamentais, em torno da prevenção à exploração sexual de crianças e adolescnetes, com foco no turismo. Além disso, a Oficina visa conceber diretrizes e ações específicas voltadas para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014", declara Verônica Dantas. Além das cidades-sede, há ainda a cidade de João Pessoa que está participando das Oficinas, por sua privilegiada posição geográfica, que atrai turistas de todo o mundo.

O Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo começou em dezembro de 2009 e formou 163 multiplicadores em todo país. As oficinas Pró-Copa deverão formar mais 390 agentes multiplicadores para desenvolver ações voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente. A previsão é que o país receba cerca de 600 mil turistas durante o evento, o que mostra a importância do envolvimento de toda a sociedade nas ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.