A Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer – SEJEL, participou na escola PIAGET, localizada no bairro Satelite, de um Seminário sobre questões relacionadas ao “ Vicio e Drogas”. Na mesa de debate, estavam presentes os senhores Marcos – Presidente da ONG Crianças longe das drogas, o vereador da capital potiguar Heraclito Noe, a representante da ONG- ATREVIDA – Rebecka Gliter, o representante da SEJEL – Clemilton Olimpio e o Diretor do PIAGET o senhor Sidney, que vez a abertura do evento.

Na ocasião o representante da SEJEL, fez uma análise institucional das lutas e conquistas já contempladas pelo governo federal, com a criação da Secretaria especial da Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, que coordena em conjunto com outros ministérios, os Projevens em todo o país, que luta pela aprovação do Estatuto da Juventude em tramitação no senado federal.

O representante da Sejel destacou que na gestão da Prefeita Micarla de Sousa, foi ouvido o segmento de juventude e durante a reforma administrativa em 2009, foi criado dentro da estrutura da secretaria de esporte e lazer a pasta de juventude. Em apenas um ano e três meses já conseguiu criar um elo de ligação com as organizações não governamentais de juventude local, realizando no bairro de Mirassol a 1 Mostra de Juventude, a programação alusiva ao Dia do Estudante no largo do Machadão, entre outros projetos apoiados pela Seretaria Adjunta de juventude.

Na ocasião, também foram apresentados os projetos a serem executados em 2011, pela Secretaria de Juventude, do Esporte e do Lazer, coordenada pela secretaria adjunta de juventude, que busca reativar os Grêmios Estudantis, projeto que tem como principal objetivo, resgatar a historia de lutas e conquistas do movimento estudantil e criar um elo de ligação e debate entre os estudantes e o poder público.

Outro projeto é a Caravana da Juventude, que objetiva incentivar a cultura, o esporte, a educação, a saúde, o lazer e ações de conscientização ambiental por grupos de jovens formados nos diversoas bairros de nossa cidade.

Ressaltando também a importância da conscientização política, foi divulgado o ciclo de debate que realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança (COMDICA) junto aos candidatos a conselheiros tutelares em todas as regiões de Natal.