Pensando no bem estar da população e no incentivo à prática de esportes, a Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Esporte e Lazer (SEL) inaugura nesta sexta-feira, 15 de maio, a primeira Academia da Terceira Idade da capital, que será instalada na Praça Augusto Leite, no Tirol. A cerimônia de inauguração será realizada às 17h e contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa.

Durante o evento, um professor de educação física da SEL estará presente para orientar os idosos que quiserem utilizar os novos aparelhos. Após essa aula inaugural, o professor estará de segunda a sexta-feira na praça, nos horários de 5h30 às 8h30 e de 17h às 20h, para auxiliar as pessoas da terceira idade na prática correta dos exercícios.

Além da implantação da Academia da Terceira Idade, a Semsur fez uma revitalização na Praça Augusto Leite. A iluminação foi recuperada, os espaços receberam uma nova pintura e pequenos reparos foram realizados nas estruturas de alvenaria. O ponto forte nessa reforma foi a reativação do chafariz com a instalação de uma fonte luminosa.

Mais saúde

A Academia da Terceira Idade é um projeto que começou a ser desenvolvido no sul do País e se tornou um sucesso na prevenção da saúde. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

Outro dado que comprova a necessidade de se criar espaços para difundir a prática esportiva é de que a população de Natal é campeã em colesterol alto e diabetes em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chegou a essa constatação por meio de uma pesquisa realizada entre julho e dezembro de 2007 pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Estrutura

A academia é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Apesar de ser destinada principalmente ao uso de idosos, os equipamentos podem ser utilizados por jovens e adultos. Contudo, o uso é restrito para crianças.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, além de promover saúde e bem estar, a academia ainda resgata locais públicos que antes não eram utilizados adequadamente pela população. “Lugares como a Praça Augusto Leite tornam-se mais atrativos e interessantes para que todas as pessoas possam freqüentá-los”, enfatizou.