A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) prorrogou até o dia 19 de Novembro, sexta-feira, o prazo para o cadastramento dos carroceiros. A medida visa alcançar o número máximo de cadastro desses profissionais informais que circulam pelas ruas da capital. Até a manhã desta quinta-feira, 11/11, mais de 250 carroceiros foram cadastrados.

A Urbana instalou pontos de atendimento em vários bairros da capital e está realizando visitas itinerantes para atendê-los em toda a cidade. “Além de prorrogarmos o prazo para o cadastro disponibilizamos dois carros para que a Urbana vá até aqueles que por acaso ainda não tenham participado do censo”, afirmou, Ítalo Alves, Gerente de Engenharia da Urbana.

O cadastramento foi iniciado no dia último dia 03/11 e tem como objetivo traçar um perfil dos carroceiros que atuam em Natal. Esta ação é uma parceria entre a Companhia e as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Mobilidade Urbana (Semob), de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Centro de Zoonoses de Natal.

A partir da coleta das informações será possível saber quantos animais são utilizados como força de trabalho na realização de catação e verificar a saúde dos mesmos. Além disso, com o levantamento dos dados, em mãos, cada secretaria ficará responsável por uma área de atuação que abrange desde a fiscalização do trabalho do catador à inclusão destes no mercado de trabalho.

Apóiam esse projeto as Ongs Patamada e Alquimia, além da Universidade Potiguar (UnP) e o Rotary Natal Potiguar.

Cadastramento
O cadastramento dos carroceiros será realizado até o dia 19 de Novembro, sempre das 8h às 12h, nos seguintes pontos:
Zona Norte - Ponto Verde do Parque dos Coqueiros
Zona Leste - Casa do Bem em Mãe Luiza e Ponto verde do Baldo
Zona Oeste – Comunidade Leningrado - Planalto.