O Cadastro Único/Bolsa Família, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realiza ação nos dias 16 e 17 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Casa de Apoio Comunitário Ana Roque Pinheiro, localizada na Rua Artesão Dary Miranda, 38A, Vale Dourado. “A Semtas está realizando desde o mês de outubro ações nas comunidades mais carentes para a inclusão de novos usuários no Cadastro Único e a revisão dos usuários já inscritos no Programa. Queremos facilitar o acesso aos que tem dificuldades de se locomover até as unidades descentralizadas”, explica Janaína Bandeira, Coordenadora do Cadastro Único da Semtas.

Além do cadastro e da revisão, a equipe móvel da Semtas também tem a missão de realizar o acompanhamento da condicionalidade da saúde, uma das exigências do Governo Federal para continuar recebendo o benefício. “É importante que todas as crianças de zero a seis anos e mulheres gestantes inscritas no programa façam esse acompanhamento para não terem o seu benefício bloqueado. O processo é simples e extremamente vantajoso para a família: basta comparecer duas vezes ao ano no posto de saúde mais próximo de casa e comunicar que você está alí para fazer o acompanhamento do Bolsa Família. Essa oportunidade abre também espaço para que os profissionais da saúde possam checar se as vacinas estão em dia, se os exames preventivos já foram realizados, enfim, é mais uma chance para manter a saúde em dia”, declara o gestor da Semtas, Alcedo Borges.

A Prefeitura do Natal está ampliando o acesso aos programas sociais através da equipe móvel de atendimento para que a população carente seja inserida nos programas sociais oferecidos pelo Município através do Cadastro Único, como o Bolsa Família, e ainda, para que tenham isenção de taxa em concursos, diminuição da tarifa de energia elétrica, dentre outros. “Ainda em novembro, estaremos nos dias 23 e 24, com ações em Nova Jerusalém, na Zona Norte", adianta o secretário. .