Alegria, gratidão e satisfação. Estes foram os sentimentos relatados pelas 13 famílias que receberam na tarde desta terça-feira (9), na comunidade do Detran, em Cidade da Esperança, suas novas casas entregues pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

A entrega faz parte do projeto de urbanização da comunidade do Detran. No local já foram beneficiadas outras 58 famílias. “Até o final deste ano entregaremos as demais residências, quando completaremos 117 famílias beneficiadas. Ao final teremos investido aqui na comunidade do Detran cerca de R$ 2,5 milhões, com recursos oriundos do Governo Federal e da Prefeitura do Natal. É o primeiro projeto de verticalização que criamos na cidade. Estou aqui com a sensação de dever cumprido”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

“As famílias que receberam suas casas estão passando por uma grande transformação em suas vidas, não só quanto a questão da residência em si, mas também com relação a dignidade como ser humano e cidadão”, disse a secretária municipal de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Elizabeth Thé, que desenvolve o projeto junto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

As residências estão sendo construídas no mesmo local onde antes essas pessoas viviam em condições precárias de moradia. Suas residências eram feitas de restos de madeira, papelão, plásticos, em meio a muita lama, ratos, insetos e banheiros improvisados, pois não havia saneamento básico, nem drenagem nas ruas.

A primeira a receber as chaves de sua residência das mãos da prefeita Micarla de Sousa foi Marilene Custódio de Andrade. “Foi uma benção de Deus receber esta minha casa nova. Antes eu morava em uma residência feita de restos de tábuas”, disse a dona de casa, emocionada, que irá para seu novo lar, junto com um filho de 22 anos e uma filha de sete.

Outra família que está feliz com sua nova realidade é do aposentado Cesarino Monteiro do Nascimento, 70 anos e sua esposa Nair Azevedo Santana do Nascimento, de 52 anos. “Morávamos antes, só eu e minha esposa, pois não temos filhos, em uma casa fraquinha de tijolos. Agora Deus nos deu uma casa nova, por meio da Prefeitura do Natal”, comemorou.

Novos projetos

A titular da Seharpe informou ainda que a Prefeitura do Natal está desenvolvendo o projeto de urbanização da comunidade do Jacó, localizada por trás do Centro de Turismo. “Neste local vamos tirar famílias que estão morando em áreas de encostas para uma área plana próxima”, informou Elizabeth Thé. Outro projeto a ser desenvolvido será na comunidade Brisa do Mar, localizada em Mãe Luiza, onde serão feitas melhorias habitacionais.