Nesta quinta-feira (11), a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) dará início a maratona de eventos que fazem parte da programação do Natal em Natal. O ponta-pé inicial será dado com o Cortejo do Rosário, que marca a abertura oficial da Festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, e com as homenagens ao bicentenário de Nísia Floresta.
O Cortejo do Rosário terá início com uma missa, às 15h, celebrada pelo pároco da Catedral Metropolitana, Padre Aerton. Logo após, uma caminhada partindo da Catedral seguirá em direção a Pedra do Rosário, com paradas em vários pontos onde acontecerão apresentações de grupos folclóricos e bandas de música. Às 17h, em frente à Catedral, será realizada a solenidade oficial de abertura da Festa da Padroeira, que contará com a apresentação da Banda Sinfônica do Município.
Também nesta quinta-feira (11), com o apoio da Funcarte e com a participação das principais instituições de Ensino e Cultural de Natal, a poetisa potiguar Nísia Floresta será tema de debate na Aliança Francesa. O debate sobre a vida e a obra da autora norte-riograndese terá início às 19h30, no auditório Patrick Herpin. A mesa-redonda será dirigida por José Augusto Costa Júnior, coordenador da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, da Funcarte. Participarão como debatedores a professora aposentada da UFRN, Vitória Costa (pós-doutorado em Direito internacional na França, realiza palestras sobre Nísia Floresta em várias instituições culturais do país), o escritor e artista plástico Dorian Gray, a presidente da academia feminina de letras, Zelma Furtado e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Enélio Petrovich. Informações pelo telefone: 3221-3890.
O segundo evento em homenagem a Nísia Floresta será realizado no espaço de exposição da FARN-Faculdade Natalense, no dia 18 de novembro, às 19h30. Trata-se de uma exposição fotográfica sobre a vida e obra da autora potiguar.