A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, participou hoje (14) pela manhã, no PraiaMar Hotel, da solenidade de abertura do Encontro de Formação Continuada de Assistência Social – BPC na Escola.

O Encontro tem como objetivo a formação para técnicos de 59 municípios do RN que aderiram ao Programa, Natal é um deles. O processo pretende capacitar os profissionais para que eles possam, a partir do dia 20 de maio, aplicar questionários de identificação das barreiras para acesso e permanência na escola de pessoas com deficiência, assistidas pelo Benefício Prestação Continuada de Assistência Social, que compões o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

De acordo com recentes dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS 76,79% dos beneficiários do BPC na faixa etária de 0 a 18 anos estão fora da escola. Aqui em Natal, a Prefeitura através da SEMTAS irá aplicar 1.344 questionários em visitas domiciliares realizadas por 10 assistentes sociais contratadas exclusivamente para a ação, que tem data de encerramento prevista para 20 de outubro.

“Os questionários pretendem identificar as principais barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência dos jovens na escola. Esse é um trabalho extremamente importante para que possamos desenvolver ações de políticas públicas, em conjunto com a Educação e a Saúde, para a inclusão dos beneficiários na escola”, ressalta Rosy de Sousa, secretária da SEMTAS.

Desde abril de 2008 o Município de Natal aderiu ao Programa BPC na Escola, com grupo gestor formado pelas secretarias de Trabalho e Assistência Social, Educação e Saúde.

Saiba mais sobre o BPC

O Programa BPC na Escola é uma ampliação do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, que garante um salário mínimo mensal à pessoa idosa e a pessoa com deficiência, com renda familiar (per capita) inferior a ¼ de salário mínimo. Desenvolve ações intersetoriais que garantem o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, com idade entre 0 e 18 anos.
O programa BPC assiste em Natal 4.964 idosos e 5.244 crianças e adolescentes.