Nesta terça-feira (07), durante todo o dia, a Secretaria Municipal de Educação de Natal realiza a formação continuada docente de Língua Portuguesa, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O encontro teve como tema “Implicações do Suporte e do Gênero - Relação entre Textos” e foi conduzido pelos assessores pedagógicos do Departamento de Ensino Fundamental (DEF).
Além desta temática, a equipe de Língua Portuguesa do DEF vem realizando uma série de encontros formativos focados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com o objetivo de preparar os educadores para otimizar o desempenho dos alunos nas provas do SAEB, cuja aplicação acontece até o final de outubro.
De acordo com a assessora pedagógica do DEF, Michelle Patrícia Paulista da Rocha, os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal são o público principal, e a equipe de Língua Inglesa também participa, compartilhando conhecimentos que serão adaptados para os docentes de Inglês. Essa integração é fundamental, já que ambos os componentes curriculares se inter-relacionam na área de Linguagens. A equipe busca constantemente melhorar a prática docente, e neste ano, com foco na avaliação do SAEB, os encontros são uma oportunidade para qualificar os professores a elevar o desempenho dos estudantes.
A assessora Michelle Paulista destaca ainda a importância das formações continuadas. “A participação nas formações é um estímulo significativo para cada professor, impulsionando-o a aprimorar as práticas pedagógicas”, afirmou. Ela ressalta que a equipe, composta por profissionais qualificados, compartilha conteúdos atualizados e relevantes, fundamentais para a excelência do trabalho docente.
Participando do encontro, a professora de Língua Portuguesa, Maria Litarcia Marcelina Pires, da Escola Municipal Prof. Luiz Maranhão Filho, destacou a relevância das formações continuadas da SME-Natal. “Essas formações são fundamentais para nos manter atualizados e preparados para enfrentar os desafios da educação, visto que nossa motivação é o progresso da educação no município de Natal.” Para ela, participar das formações é uma fonte de inspiração, pois encontra pessoas preparadas para oferecer o apoio necessário ao desenvolvimento de suas responsabilidades na área de Língua Portuguesa.

