A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira (12) uma formação voltada para as novas turmas do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O encontro teve como objetivo orientar os professores recém-empossados no último concurso público da Prefeitura do Natal sobre a modalidade de ensino e os procedimentos relacionados à coleta de dados utilizados no sistema Educacenso.

O AEE, inserido no âmbito da Educação Especial, integra a proposta pedagógica da escola regular e garante atendimento complementar aos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. Atualmente, a Rede Municipal conta com 140 professores atuando nessa modalidade.

Durante a formação, a palestrante da Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA), Valéria Maura Rocha de Medeiros, apresentou conceitos e práticas relacionadas ao atendimento, além de repassar orientações iniciais para os professores que assumiram turmas neste semestre. Ela destacou o uso dos dois sistemas de gerenciamento escolar: o E-Cidade, de uso interno, e o Educacenso, coordenado pelo Ministério da Educação e pelo Inep, fundamental para a distribuição dos recursos do Fundeb.

O E-Cidade é o sistema próprio da Rede Municipal de Ensino, utilizado para gerenciar matrículas, turmas, dados dos estudantes, frequência, avaliações e documentos escolares, além de integrar informações administrativas. Já o Educacenso é o censo nacional da educação básica, que coleta dados de escolas públicas e privadas em todo o país, organizando informações sobre instituições, turmas, alunos e profissionais.

De acordo com Valéria Medeiros, a comunicação entre os dois sistemas ocorre por meio de migração de dados. Por isso, ressaltou a importância de que os professores forneçam corretamente as informações dos estudantes aos inspetores e assistentes administrativos das secretarias das escolas, garantindo o registro adequado no Censo Escolar.

A assessora pedagógica Larissa Clara Cavalcante de Lima reforçou que os encontros estão sendo direcionados especialmente aos docentes iniciantes no AEE. “O tema central desta etapa foi o Educacenso, que em breve abrirá o sistema para o cadastro das novas turmas. Nossa equipe pedagógica está explicando o funcionamento do E-Cidade, quais dados precisam ser inseridos e de que forma essas informações são migradas para o censo”, explicou.

Segundo Larissa Lima, esta formação já está em seu quinto encontro e deve se estender até o fim do ano, com dois encontros mensais e a abordagem de novos temas. No total, 52 professores efetivos assumiram as vagas recém-abertas no AEE e participarão do ciclo de capacitações para garantir um atendimento de qualidade aos estudantes da rede municipal.