Os motoristas do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Natal participaram de uma de formação sobre técnicas de primeiros socorros, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-Natal). A formação, ocorrida na manhã desta segunda-feira (30), visa qualificar os profissionais para lidar com situações de urgência e emergência e garantir a segurança dos servidores e estudantes da Rede Municipal de Ensino.

 

A ação foi viabilizada por meio da parceria entre o SAMU e o Projeto Pelotão da Cidadania, vinculado ao Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da SME, sendo a coordenação do projeto responsável por intermediar o momento formativo.   

 

De acordo com a chefe do Setor de Transporte da SME, Débora Larissa de Oliveira T. Silvaa participação dos motoristas representa um avanço importante para a qualificação dos profissionais. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a segurança dos estudantes. Qualificar nossos motoristas para situações de emergência é fundamental, especialmente considerando que eles são, muitas vezes, os primeiros a prestar auxílio em casos de incidentes no trajeto escolar. Investir em formação é garantir um serviço mais seguro, humano e eficiente para a nossa comunidade escolar”, ressaltou Débora Silva.  

 

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, também acompanhou o curso e destacou a importância da formação. "A parceria com o SAMU reforça a segurança durante o transporte e qualifica os profissionais para prestar um primeiro atendimento adequado em casos de emergência”, disse. O secretário também anunciou que o treinamento será ampliado para toda a comunidade escolar, incluindo professores, diretores e funcionários terceirizados.  

 

A coordenadora de enfermagem do SAMU, Polyanna Gurgel, destacou a importância do treinamento em primeiros socorros. "A população pode aprender a agir em situações de emergência e evitar o agravamento da situação". Ela também enfatizou que o treinamento pode salvar vidas e melhorar a resposta em casos de emergência. “Abordamos a parada cardiorrespiratória (PRC), o reconhecimento do que é uma lesão vertebral, um derrame, convulsões e como agir em cada situação”, explicou Polyanna Gurgel.

 

O motorista da SME, Josenildo da Silva Barbosa, considerou o curso fundamental. “Um treinamento de qualidade, com profissionais capacitados. Participamos de demonstrações práticas e eu também pude tirar dúvidas, algo bem benéfico”, afirmou Josenildo Barbosa.  

 

O curso foi realizado no auditório do SAMU 192 Natal, na zona oeste, e contou com instruções teóricas e práticas sobre primeiros socorros, capacitando os condutores para agir com rapidez e segurança até a chegada do serviço médico especializado. O SAMU Natal opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado pelo telefone 192 em situações de urgência e emergência médica.