"Com o pagamento de 40% do 13º aos professores em atividade da Rede Municipal de Ensino, esta gestão honra o compromisso com a valorização da educação. Além de reconhecer o trabalho essencial da categoria, injeta mais de R$ 10 milhões na economia local, fortalecendo toda a cidade", ressaltou o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto.
Na semana passada, por meio de um anúncio nas redes sociais, o prefeito Paulinho Freire, já tinha anunciado e autorizado o pagamento de 40%, do 13º salário, aos professores em atividade. Segundo Paulinho “para que a valorização dos profissionais da educação possa continuar acontecendo”.
O adiantamento foi realizado através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb serve como mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica, para valorização dos professores e desenvolvimento e funcionamento de todas as etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (incluindo a EJA) e o Ensino Médio.