Com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento aos pacientes de Câncer no Sistema Único de Saúde, os secretários de Saúde Thiago Trindade e George Antunes (SMS e SESAP), médicos, representantes do Poder Judiciário, Procuradoria do Município e Ministério Público se reuniram para o I Ciclo de Debate sobre Oncologia no Sistema Único de Saúde – SUS.

Durante o Encontro, foram abordados os seguintes temas: Políticas Públicas e Financiamento no SUS; Distribuição Ambulatorial e Hospitalar; Instrumentos Operacionais; Exames; Níveis de Atuação; Procedimentos Oncológicos; e Quimioterapia na Tabela Unificada do SUS.

“Temos pensado muito sobre a saúde do cidadão, e essa audiência é mais um passo importantíssimo para se tentar corrigir alguma falha que tenha o SUS. A Secretaria Municipal de Saúde estará disposta a encontrar estas soluções”, disse o secretário Municipal de Saúde, Thiago Trindade.

Agradecendo ao secretário Thiago Trindade pelo dinamismo e dedicação que ele tem dado a Saúde da cidade do Natal, George Antunes fez questão de afirmar: “Entendemos que não existe lado. Procuradoria do Município, Procuradoria do Estado, secretarias municipais e estaduais, estão todas juntas para realizar o melhor para o cidadão. Temos as nossas limitações, mas temos que trabalhar seguramente para fortalecer o poder de resposta do Executivo”.

A Médica oncológica, Maria Inês Pordeus , da atenção especializada do Ministério da Saúde, declarou “Estamos todos aqui para defender o direito dos 142 milhões de brasileiros que dependem do Sistema Único de Saúde”. E acrescentou que: “o câncer dificilmente é resolvido só com a quimioterapia, mas também com os remédios. Por isso a importância da agilidade na entrega dos remédios, que devem estar no hospital, assim como os médicos, para melhor atender os pacientes que necessitam de cuidado”.