O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti/Transpetro realiza nesta terça-feira (28), na sede do programa na Rua Otoniel Menezes, 30, Santos Reis, a culminância do Projeto Vivênciando Valores. Cerca de 70 beneficiados do Peti irão apresentar o que foi trabalhado nos meses de agosto e setembro no núcleo. Serão apresentações de parlendas, danças folclóricas, demonstrativos de comidas típicas, concursos de dança, exposição dos trabalhos da semana da pátria, da semana do trânsito, dos meios de transporte e do dia da árvore.

“O nome já diz tudo. `Vivenciando Valores` é uma reflexão de tudo aquilo que aconteceu em sala de aula. Quando juntamos o grande grupo de beneficiados, e assim, eles trabalham habilidades e competências nas vivencias das atividades artísticas e culturais. Temos crianças que mal falavam quando chegaram no projeto, e hoje são verdadeiros artistas”, afirma Nucineide Pontes, Coordenadora do Peti/Transpetro. As atividades serão realizadas das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Caminhada em comemoração ao Dia da Pátria e ao Dia do Idoso

O Peti/Transpetro também realizou, na manhã desta segunda-feira (27), uma caminhada em comemoração ao Dia da Pátria e ao Dia do Idoso pelas ruas de Santos Reis. Cerca de 70 crianças, de 7 a 15 anos, chamaram a atenção dos moradores do bairro com faixas, cartazes e bolas. “Essa foi a uma atividade diferenciada que também faz parte da culminância das atividades desenvolvidas sobre o folclore, semana da pátria, trânsito e árvore. Paramos em frente à praça de santos reis e cantamos o Hino Nacional”, afirma Nucineide Pontes, Coordenadora do Peti/Transpetro.

Mais sobre o Peti

O Peti é uma das formas de combate ao problema do trabalho infantil no Brasil. Nele, os pais recebem benefício de até R$ 200 pelo Bolsa Família para que as crianças e adolescentes em situação de risco participem de ações educativas. Tem como objetivo combater e erradicar todas as formas de trabalho perigosas, insalubres, e degradantes, viabilizando o retorno das crianças e adolescentes com idade de 7 a 16 anos incompletos à escola, fortalecendo assim, o vinculo familiar através de orientações às famílias durante todo o período em que a criança/adolescente freqüenta o Programa.

O Peti em Natal atende a 1.489 pessoas de 7 a 15 anos, que foram retiradas do trabalho urbano. A cidade oferece 10 núcleos, sendo 6 da própria Semtas e 4 parceiros. Estão localizados na Zona Norte (cinco), Oeste (três) e Leste (dois).