A Secretaria Municipal de Educação de Natal lançou, na sexta-feira (11), o projeto Gabinete em Movimento, uma iniciativa que visa fortalecer o diálogo direto com as unidades de ensino da rede municipal. O projeto busca promover um ambiente mais integrado, colaborativo e eficiente, focado no fortalecimento da gestão escolar e na melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. O primeiro encontro foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marise Paiva de Morais.

A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, que acompanhou o primeiro encontro do Gabinete em Movimento, reforçou o papel estratégico da iniciativa. “O Gabinete em Movimento representa uma gestão que sai dos gabinetes e vai até onde a educação acontece, dentro das escolas, junto aos profissionais e aos estudantes. Esse é o modelo de gestão que acreditamos, próximo, resolutivo e comprometido com cada estudante da nossa cidade”.

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, acompanhado de equipes técnicas da SME-Natal, foi recebido por gestores administrativos e pedagógicos de cinco unidades de ensino: CMEI Professora Marise Paiva de Morais, Professora Maria Itacira Bento, José Alencar Gomes da Silva, Saturnina Alves de Lucena e Nossa Senhora de Fátima.

Durante o encontro, as gestoras apresentaram e discutiram demandas diretamente com os representantes dos departamentos da Secretaria: Educação Infantil (DEI), Ensino Fundamental (DEF), Gestão Escolar (DGE), Atenção ao Educando (DAE), Recursos Humanos (DRH) e Engenharia e Arquitetura (DEA). "Ao ouvir as unidades de ensino, estamos construindo um caminho colaborativo para resolver os problemas, celebrar as conquistas e potencializar práticas que fazem a diferença na vida dos nossos estudantes. Juntos, podemos criar uma educação de qualidade, conectada às reais necessidades da comunidade escolar", destacou o secretário Aldo Fernandes.

Para a gestora administrativa do CMEI Professora Marise Paiva de Morais, Nericivan Bezerra de Lima, receber a primeira edição do projeto foi motivo de orgulho e motivação. “Foi uma experiência extremamente significativa para nossa equipe. Sentimos que nossas vozes foram ouvidas com atenção e respeito, e isso nos fortalece enquanto gestoras e educadoras. Estamos muito animadas com os desdobramentos que virão a partir desse diálogo direto com a SME”.

O projeto Gabinete em Movimento terá continuidade em outras unidades de ensino da capital, com reuniões programadas mensalmente, nas sextas-feiras. A expectativa é que, ao criar um canal ativo de escuta e construção conjunta, a iniciativa amplie o impacto positivo das ações da Secretaria de Educação, gerando resultados mais eficazes para toda a rede municipal de ensino.