A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal participou, na quinta-feira (27), da reunião da Frente Parlamentar de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Sistema de Garantia de Direitos, apresentando os serviços do Centro Abraçar. A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Natal e debateu sobre a demanda de casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes no município de Natal.
Frankyleide Santana Gomes, diretora do Centro de Referência para a Criança e Adolescente em Situação de Violência (Centro Abraçar), apresentou dados dos casos atendidos pela equipe, e reforçou a importância do trabalho desenvolvido no local. “No centro, essas crianças e jovens têm atendimento médico, de enfermagem, psicológico e de assistência social. A polícia vai à nossa sede realizar o boletim de ocorrência e, se necessário, é solicitada a presença do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) também”, comentou, ressaltando a característica do centro em condensar em um só lugar diversos serviços, evitando a revitimização da vítima de violência
O Centro de Referência para a Criança e Adolescente em Situação de Violência (Centro Abraçar) foi inaugurado no dia 4 de agosto de 2023, visando contribuir para detectar, notificar, cuidar, minimizar e prevenir situações de revitimização às pessoas de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, em situação de violência, abuso ou exploração sexual, desenvolvendo uma prática interdisciplinar, garantindo-lhes a integralidade do cuidado. O serviço é ofertado em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil.
Participaram, também do encontro, representantes da Prefeitura de Natal e de instituições de defesa da população infantojuvenil, que deram início às ações que objetivam diminuir os casos deste tipo de violência no município.
O Centro Abraçar está localizado na Rua Manoel Machado, 83, em Petrópolis. Funciona 24h, todos os dias da semana, e atende por demanda espontânea. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do e-mail abracarnatal@gmail.com ou pelo telefone (84) 3202-8253.