Na manhã desta terça-feira (25), os assessores pedagógicos do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação de Natal participaram da formação “Um Dia de Avexadas: Desenvolvimento de estratégias para as trajetórias de sucesso escolar no contexto do Avexadas para Aprender Natal - PAPAN”. O encontro que faz parte do Programa Educacional Caminhos de Aprendizagens ocorreu no auditório da Undime, na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC).
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, participou da abertura e destacou a importância do encontro formativo. "Por meio da parceria com o Governo do Estado, com o Unicef e a Undime estamos participando das formações do Programa Avexadas para Aprender, onde vamos erradicar a repetência da Rede Municipal e consequentemente, a evasão escolar. Iniciamos o ano de 2025, zerando a fila de creche e pré-escola nos Centros Municipais de Educação Infantil e agora estamos trabalhando com a repetência e a evasão escolar. Nosso objetivo é manter os estudantes em sala de aula. Daqui há seis meses ou um ano vamos analisar de forma planejada os números que certamente serão positivos”, ressaltou Fernandes.
O coordenador municipal do programa, o professor Clenilson Campos, explicou que o Avexadas para Aprender Natal é um programa de correção de fluxo que acontece do 6º ao 9º ano, com a união de duas turmas, sendo o 6º e 7º ano, que se torna o Avexadas I e 8º e 9º ano, corresponde ao Avexadas II. "O programa tem uma metodologia diferenciada, onde o estudante é protagonista do aprendizado, o professor apenas media o conhecimento do aluno, construindo novos conhecimentos para a aprendizagem. Neste ano vamos atender 29 escolas, em um total de 1.395 estudantes”, afirmou Campos.
A coordenadora do programa no Rio Grande do Norte, Isabela Reis, explicou que o mesmo tem como objetivo mitigar a cultura do fracasso escolar. Natal aderiu ao programa em parceria com o Unicef e a SEEC, em 2022, com duas escolas, 2023 em três escolas e agora em 2025 está aderindo com 29 escolas, justamente para mudar e impactar essa cultura", finalizou a coordenadora.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, também participou do evento.