Mais um pluviômetro foi instalado em Natal pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O instrumento que mede a quantidade de chuva que cai em determinado lugar ou época foi colocado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Natal, na zona norte, na manhã dessa segunda feira (24).
As instalações de pluviômetros fazem parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas, que foi lançado em dezembro, pela Prefeitura do Natal. A capital potiguar já conta com 42 pluviômetros instalados. O objetivo da Semurb é que até o final deste ano, a cidade tenha no mínimo 80 instalados.
A secretária adjunta da Semurb, Eudja Mafaldo, representou o titular da pasta Thiago Mesquita, durante a instação do equipamento. “O dispositivo vai contribuir para estudos de eventos da natureza que impactam diretamente na vida da população, como por exemplo são as fortes chuvas da semana passada", disse a secretária.
“A Semurb conta com o plano de mitigação e adaptação a mudanças climáticas e, dentro do projeto, existe a rede de monitoramento de chuvas. Esses dispositivos alimentam uma rede que mostra o comportamento climático em Natal, facilitando o trabalho da defesa civil”, destacou o coordenador do projeto pela Semurb, Carlos da Hora. O programa também inclui monitorar a distribuição de chuvas, compreender eventos extremos, prever possíveis transbordamentos das lagoas de captação e fornecer dados para as futuras salas de monitoramento, e ainda, envolver os alunos em atividades de educação ambiental.
Mensalmente, a Semurb frequenta as escolas e universidades nas quais o material foi instalado, com intuito de conversar com os professores, averiguar como está a situação do equipamento e realizar mantutenção.
A Semurb fez, ainda, a doação de livros sobre a história do bairro Lagoa Azul, na zona norte de Natal, material que vai ficar na biblioteca da faculdade, à disposição de alunos e professores. “É uma honra para a UERN receber a Semurb aqui hoje. Essas ações de hoje são apenas um passo para aumentar a parceria com a universidade, que, com certeza, trará muitos frutos para a população, principalmente da zona norte", disse a diretora da UERN, Campus Natal, Patrícia Menezes.