A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), implantou a Ouvidoria Educação, um canal oficial e direto de comunicação entre a comunidade escolar e a administração, permitindo que sugestões, queixas e elogios sejam acolhidos de forma eficiente.
As demandas poderão ser recebidas pelo e-mail: ouvidoria.sme@edu.natal.rn.
O serviço é essencial para promover a transparência, incentivar a participação da comunidade escolar e aprimorar a qualidade de ensino, garantindo que as vozes de estudantes, pais, professores, funcionários e gestores sejam consideradas nas decisões da gestão.
Além de receber manifestações, a Ouvidoria vai atuar também na mediação de conflitos. “Estamos instituindo a Ouvidoria na Secretaria Municipal de Educação de Natal para fortalecer a relação entre secretaria e comunidade escolar, oferecendo um canal direto para ouvirmos demandas e melhorar nossos serviços”, afirma o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto.
A Ouvidoria Educação irá garantir que todos tenham voz no sistema educacional. "O respeito ao anonimato criará um ambiente seguro para o compartilhamento de experiências. Com isso, a ouvidoria promove o diálogo ativo e contribui para a melhoria contínua dos serviços prestados, reafirmando que cada voz conta na construção de um ambiente educacional mais justo e eficaz", acrescentou o secretário.