Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estão participando de uma capacitação sobre esporotricose na prática veterinária, realizada nos dias 18 e 19 de março, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), em parceria com o setor de Vigilância Sanitária do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), tem como objetivo qualificar os agentes para aprimorar o enfrentamento da doença no Município.
A capacitação aborda a transmissão, prevenção e tratamento da esporotricose, além de aspectos da epidemiologia da doença em felinos e cães. Para a Semurb, a participação é essencial, visto que a Supervisão de Fiscalização em Ambientes Naturais e Biodiversidade (SAMBIO) da Semurb trata diretamente da fiscalização sobre maus tratos de animais.
O supervisor, Evânio Mafra, ressalta que o conhecimento adquirido será compartilhado com fiscais da secretaria, que trabalham diariamente e diretamente com os animais. “É necessário que todos saibam identificar a esporotricose e entender como evitar sua disseminação, como funciona a transmissão, prevenção e tratamento da doença, até para evitar que seja transmitido para mais animais e pessoas. Com isso, nossa atuação se torna ainda mais segura”, pontuou Mafra.
Já a médica veterinária da Semurb, Carla Belke, destacou a importância do treinamento para ampliar o conhecimento da equipe. “É interessante ter esse tipo de atividade continuada que trata de várias doenças, várias temáticas, para que se entenda mais sobre o assunto e assim, haja uma contribuição ainda mais efetiva nas ações”, disse.
O biólogo e também fiscal ambiental da Semurb, Ivan Ruy, reforçou que a capacitação contribui para uma abordagem mais qualificada no atendimento às denúncias de maus-tratos. “Esse tipo de evento nos ajuda a aprimorar nosso olhar técnico para reconhecer sinais da doença e agir preventivamente, protegendo tanto os animais quanto a população”, disse.
Os servidores participantes serão multiplicadores do conhecimento, repassando as informações adquiridas para toda a equipe, fortalecendo a atuação da Semurb no combate à doença e na proteção do bem-estar animal.
Denúncias
Casos de maus-tratos a animais podem ser denunciados anonimamente à Semurb, por meio da Ouvidoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (84) 3616-9829 ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo 190 (Ciosp) ou 181 (Polícia Civil).