Os professores de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino de Natal, participaram nesta quinta-feira (13), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), da Formação Continuada de Língua Inglesa. O primeiro encontro formativo do ano, contou com palestras das assessoras pedagógicas do Departamento de Atenção ao Educando (DAE-SME), Patrícia Almeida e Adriana de Oliveira.
A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Maria da Conceição Lima Vieira, explicou que a formação teve como foco “o papel da mulher na sociedade”. “Trouxemos o papel da mulher no contexto atual, a relevância e representação na sociedade, as diversas atuações, quer no trabalho, quer no lar, e em seu desempenho diário enquanto sujeito social”, reforçou Maria da Conceição Vieira.
“Pesquiso e escrevo sobre a temática há quatro anos. Em 2024, lancei o livro Mulheres Correm Perigo! Um manual de sobrevivência para vítimas de relações abusivas, que tem objetivo de ajudar vítimas a sobreviverem a essas relações, a pedirem ajuda, denunciarem os agressores. O livro possui um selo do Governo Federal, e foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, conta também com o selo da Funcart. Foi durante o lançamento que uma das assessoras que estava presente aproveitou a oportunidade, e me convidou para também participar das formações da Rede Municipal", ressaltou a assessora do DAE, Patrícia Almeida que foi uma das painelistas.
Também realizaram a primeira formação do ano, os professores das Ciências da Natureza, para discutir a urgência das questões ambientais e o papel vital da educação na construção de uma consciência ecológica. Dentre os palestrantes, destacou-se Adriana Monteiro, professora de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que trouxe à tona a alarmante realidade do Brasil como o maior emissor de gás carbônico do planeta. A formação também acontece no Cemure.
Em sua fala, Adriana enfatizou que o Brasil é o maior emissor de gás carbônico do planeta, porque queima suas florestas, aumentando o calor e ocasionando a injustiça climática. A professora ressaltou que as consequências desse cenário não são sentidas igualmente por todos. “A parcela mais carente da população é quem sente primeiro os efeitos", alertou, evidenciando a interseção entre degradação ambiental e desigualdade social.
A importância do encontro foi igualmente destacada pela professora Vimaria Victor, que leciona nas escolas municipais Ferreira Itajubá e Professor Zuza, ambas situadas na Zona Oeste da cidade. “De suma importância esse encontro para que nossos estudantes assimilem de forma correta as questões ambientais, afinal eles são multiplicadores", afirmou Vimaria. Essa perspectiva reforça a necessidade de capacitar educadores para que possam instigar nos estudantes uma compreensão profunda sobre os desafios climáticos e suas implicações sociais.
De acordo com a assessora pedagógica, Milena Fabrini Diniz, as formações de Ciências da Natureza tem o objetivo de melhorar a prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, através de discussões, palestras e vivências. “Trazemos sempre reflexões atuais na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento e crescimento do ser aluno”, pontuou.