Na manhã desta segunda-feira (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou dois programas que visam ampliar o acesso à educação de nível técnico profissionalizante e ao ensino superior, em Natal. Na cerimônia, realizada no Centro de Convenções de Natal, o Ministério da Educação (MEC) lançou os projetos Partiu IF e Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A Secretaria Municipal de Educação de Natal foi representada pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica,  Naire Capistrano, acompanhada da chefe de Gabinete, Wanessa Rodrigues, e da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Daniele Lacerda. O evento contou, também, com a presença de estudantes da rede municipal.

O programa Partiu IF, com investimentos de R$ 463 milhões até 2027, beneficiará cerca de 78 mil estudantes de escolas públicas em todo o país, com uma proposta pedagógica voltada para o fortalecimento de competências essenciais para o ingresso na Rede Federal de Educação. As aulas serão divididas em um ciclo básico, com 320 horas de carga horária, abrangendo os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com 40 vagas em cada campus. Além disso, os alunos receberão acompanhamento psicopedagógico, orientação acadêmica e oficinas de redação, e terão direito a uma ajuda de custo de R$ 200 por mês, durante oito meses.

“Este é um passo fundamental para democratizar o acesso à educação de qualidade no Brasil. O programa Partiu IF vai proporcionar que muitos jovens, que antes estavam distantes de uma formação técnica de excelência, agora tenham a oportunidade de conquistar seu lugar nas Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, afirmou o ministro.  

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano, falou sobre a importância da parceria com o programa. “A educação é a chave para a transformação da vida de nossos jovens. Estamos muito felizes com essa iniciativa que abre portas para muitos estudantes da rede municipal. Esse é mais um passo para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente da sua origem ou condição social”, destacou.

Participaram do evento os estudantes do 9º ano, das escolas municipais Professora Josefa Botelho, Professora Francisca de Oliveira, Professora Iapissara Aguiar e Professor Antônio Severiano de Araújo. William Daniel da Silva Felipe, de 14 anos, da  escola Professora Iapissara Aguiar, disse estar empolgado com o programa. "Achei importante essa iniciativa. Vejo uma grande oportunidade para o meu futuro e quero aproveitar ao máximo".

A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar, Verônica Maria de Lima Sobrinho Costa, também comentou sobre o impacto positivo da ação. “Esse tipo de projeto é fundamental para nossos alunos, que muitas vezes não têm acesso a cursos preparatórios de qualidade. O Partiu IF vai ser uma grande oportunidade para que possam se preparar para o ingresso nas instituições de ensino superior e técnico", disse.

“Estou muito animada com essa oportunidade. Quero fazer a diferença e ajudar minha família. A educação vai me permitir alcançar meus sonhos e esse programa vai me ajudar a chegar mais longe", falou a estudante de 14 anos, da Escola M. Professora Iapissara Aguiar, Rebeca Manuela Martins Soares.

O Partiu IF é um curso que dará bolsas de permanência para que estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental se preparem para provas da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.