A Unidade de Saúde de Brasília Teimosa levou o “bloquinho BT Saúde” pelas ruas dos bairros de Brasília Teimosa e Praia do Meio, convidando a população para comemorar o carnaval e promover a conscientização sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e arboviroses.
A caminhada saiu da unidade de saúde em direção a Praia dos Artista, com a equipe realizando o trabalho de educação, distribuindo preservativos femininos e masculinos (o único método eficaz de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis), gel lubrificante e material informativo para a população, banhistas, turistas e profissionais da localidade.
“Nosso bloquinho saiu com a intenção de conscientizar sobre o uso dos preservativos contra as ISTs, distribuindo materiais e falando sobre a prevenção das doenças. Aproveitamos também para chamar a atenção para as arboviroses e o cuidado diário na prevenção dos mosquitos. Foi uma ação conjunta contra as ISTs e arboviroses”, explica Albertina Bessa, administradora da unidade.
O bloco contou também com a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que, em parceria com a equipe da World Mosquito Program (WMP Brasil), realizou o trabalho de educação sobre a prevenção às arboviroses, como dengue, Zika, chikungunya. Durante a ação, foi divulgado o Método Wolbachia, metodologia que consiste na liberação de insetos com a Wolbachia (uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, mas que não estava presente no Aedes aegypti) na natureza para que eles se reproduzam , estabelecendo assim uma população de mosquitos incapazes de transmitir doenças.