Dentro das ações da Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa 2025), a Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu o encontro formativo intitulado “Ciranda Potiguar no Contexto da Organização do Trabalho Pedagógico”, que teve início na noite de terça-feira (25). O evento aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a participação de 547 professores do 1º ao 5º ano, que receberam exemplares da coleção "Ciranda Potiguar".

A abertura da formação foi marcada por uma apresentação cultural do cantor e compositor Carlinhos Zens, que interpretou canções autorais, incluindo “Flor de Xanana”. Em seguida, os participantes acompanharam o início do terceiro módulo do Pró-Alfa 2025, que trouxe como tema “Alfabetização e Recomposição de Aprendizagem de Crianças do 1º ao 5º Ano: Concepção e Organização do Trabalho Pedagógico”.

 A proposta pedagógica da formação abrange a organização do trabalho docente, considerando aspectos como a recomposição das aprendizagens, atividades permanentes, sequências didáticas, atividades de sistematização e projetos interdisciplinares. Entre os objetivos da formação está a construção colaborativa de estratégias didáticas para aprimorar o ensino da produção textual no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Durante a abertura, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, destacou a importância da alfabetização como responsabilidade social e pedagógica. "Temos um compromisso com essas crianças que precisam aprender a falar, escrever e ler até o 2º ano. Esse processo se inicia desde a Educação Infantil, por meio da interação com palavras e textos escritos. Precisamos sistematizar isso até o 2º ano, mas também temos uma dívida com aqueles que ainda não conseguiram aprender e estão no 4º e 5º ano".

Naire Capistrano também ressaltou o papel da alfabetização na inclusão digital e no acesso ao conhecimento. "Vivemos em uma era digital. Para acessar serviços, fazer inscrições ou realizar atividades acadêmicas, é necessário saber ler e escrever. Esses nossos sujeitos precisam se apropriar desses conhecimentos, precisam se inserir na cultura. Mas sem a leitura e a escrita, nada disso acontece. Por isso, o compromisso de cada professor aqui presente é essencial".

A representante da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental da 1ª Diretoria Regional de Educação, Alcione Santos, reforçou a relevância do material didático disponibilizado. "A Ciranda Potiguar foi produzida por professoras das redes municipal e estadual e é um material rico para apoiar a alfabetização. Estamos comprometidos em garantir que nossas crianças tenham acesso a um ensino de qualidade".

Após a cerimônia de abertura, os professores foram divididos entre o auditório e as salas de aula do Cemure para receberem orientações sobre a utilização dos livros didáticos em sala de aula. Durante a apresentação dos materiais, foram destacadas as modalidades de organização do trabalho pedagógico, incluindo atividades permanentes no planejamento didático, como jogos, cantigas de roda, poemas, adivinhas e palavras cruzadas. Também foram abordadas atividades de sistematização para fixação dos conteúdos e projetos que integram as quatro habilidades linguísticas básicas: falar, ouvir, escrever e ler.

A formação Pró-Alfa 2025 segue com novos encontros ao longo do ano, visando fortalecer a prática pedagógica e garantir avanços na alfabetização das crianças da rede pública de ensino.