O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realizou na tarde da última sexta (17), um Desfile Cívico com mais de 200 crianças e adolescentes assistidos pelos núcleos do Peti da Marinha e do Centro Integrado de Apoio às Vítimas de Violência - CIAVV (Parceira). O Desfile chamou a atenção dos motoristas e pedestres da Avenida Itapetinga, no Conjunto Santatém – Zona Norte de Natal.

“O Desfile Cívico se realiza anualmente na comunidade e é uma das atividades do Mês da Pátria do Peti. Eles participaram de atividades socioeducativas e culturais durante o mês de setembro focadas no tema “Respeito à Pátria” e esse trabalho está finalizando hoje com o Desfile”, afirma Miriam Flávia, Supervisora do Peti.

A cada mês o Peti elege uma temática a ser trabalhada entre os usuários. No mês de julho o tema foi o “Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA” e em agosto o tema foi “Respeito à Cultura”. “Neste mês de setembro enfatizamos o ‘Respeito à Pátria’ para que os usuários tenham consciência da importância do patriotismo”, afirma Miriam Flávia.

O Desfile contou ainda com a banda de música “Marcial” do bairro Nova Natal, e com idosos de grupos de convivência da comunidade, além de educadores sociais do Peti e técnicos da Semtas.

O Peti em Natal atende a 1.489 pessoas de 7 a 15 anos, que foram retiradas do trabalho urbano. A cidade oferece 10 núcleos, sendo 6 da própria Semtas e 4 parceiros. Estão localizados na Zona Norte (cinco), Oeste (três) e Leste (dois).