A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que a campanha de imunização contra a Influenza 2024 encerra nesta sexta-feira (31) no município. A previsão para início da campanha de 2025 segue para o mês de abril.
Em Natal, a vacinação contra a influenza (gripe) iniciou no dia 14 de março de 2024. Até o momento, o município aplicou cerca de 175.000 doses, destas 73.900 foram destinadas ao público prioritário da campanha, como crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas, o que representa apenas 42,23% desse público protegido.
“Esse número ainda é um percentual muito baixo, principalmente para os idosos, onde apenas 35% deles se vacinaram. O que chama a atenção, pois eles são uns dos grupos mais suscetíveis para casos mais graves e de óbito que possam ser causados pela doença”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), reforçando que a imunização contra a gripe foi disponibilizada também para todas as pessoas com idade acima de seis meses de vida em todas as salas de vacinação do município e nos pontos extras de vacinação.
Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Alguns dos principais sintomas da doença podem ser: febre, dor de garganta, tosse; dor no corpo; dor de cabeça.