Seguindo a diretriz estabelecida pelo prefeito Paulinho Freire, a Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (SEMPLA) promove, no próximo dia 6 de fevereiro, uma reunião com os secretários de planejamento dos municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim. A Secretaria Estadual de Planejamento também foi convidada. O encontro, marcado para as 11h, terá como objetivo discutir e integrar informações sobre projetos estruturantes, como obras viárias, saúde, educação, segurança, mobilidade, geração de empregos e meio ambiente, no contexto da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 que será encaminhado às Câmaras Municipais de todos os municípios em meados deste ano.
A iniciativa parte do compromisso da gestão Paulinho Freire com o fortalecimento da governança metropolitana e a busca por soluções colaborativas para problemas comuns. “Municípios como Natal, que possuem territórios conurbados com outros municípios, precisam conhecer os planos uns dos outros. Isso é essencial para que o planejamento seja mais eficiente e evite duplicidade de investimentos ou sobreposições desnecessárias”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo.
Araújo exemplificou a importância dessa integração com situações práticas. "Se um município está planejando a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em um bairro próximo à divisa com outro município, é preciso que o município vizinho saiba disso. Caso contrário, corremos o risco de ter duas UPAs muito próximas, quando, na verdade, seria mais estratégico alocar esses equipamentos em áreas diferentes, otimizando o atendimento à população das duas localidades”, explicou.
Além disso, ele mencionou a relevância de sincronizar obras viárias, evitando que intervenções de infraestrutura se tornem ineficazes por falta de comunicação entre os municípios. "Planejar juntos significa pensar de forma integrada, promovendo soluções que beneficiem a todos e aproveitando melhor os recursos públicos", completou.
A reunião será realizada na SEMPLA, em Natal, e espera-se que represente um marco na articulação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal. Com isso, a Prefeitura de Natal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, alinhado aos princípios de eficiência e cooperação. A expectativa é que encontros como este resultem em políticas públicas mais coordenadas, evitando desperdício de recursos e promovendo maior qualidade de vida para os moradores de toda a região.
A participação dos secretários municipais e estadual na reunião também reforça a busca por um planejamento metropolitano que considere as demandas de infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico com uma visão integrada.