No VII Encontro de Política e Administração da Educação do RN, que está se realizando nessa sexta-feira, 17, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), a professora doutora da UFRN, Alda Maria Duarte Araújo Castro, foi a primeira conferencista e falou sobre as modalidades de gestão, traçando também as principais diretrizes para uma excelência na gestão educacional. “Os modelos de gestão não são neutros, representam sempre a concepção que se tenha dos objetivos da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos – e determina o tipo de gestão da escola”, disse.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Tânia Leiros, representou a prefeita Micarla de Sousa na abertura do evento e após a conferência da professora da UFRN, falou sobre a importância da formação continuada, que está presente em processos formais e informais diversiticados e precisa acontecer dentro e fora da sala de aula, mas requer também iniciativa pessoal.

Na Secretaria Municipal de Educação (SME) foi constituída uma Comissão de Formação Continuada, Ensino e Pesquisa, cuja presidente é a professora Maria José Gadelha. “O professor tem antes de tudo que querer, isso é o principal dentro da sua iniciativa. E essa formação deve acontecer na escola. Se dá, por exemplo, num planejamento semanal, ou quando levamos um livro, para discutir. Muitas vezes a formação só é entendida quando temos a certificação e isso é algo que precisa ser mais analisado”, disse. Tânia Leiros reforçou que essa política de formação deve acontecer na escola.

O evento é uma realização da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), que no RN é coordenado pela diretora da Anpae Estadual, a professora do município de Natal, Maura Bezerra. O vice diretor da ANPAE, professor Dante Henrique Moura, do IFRN, também estava presente, além do secretário estadual de Educação, Otávio Augusto de Araújo Tavares e da presidente do SINTE RN, Fátima Cardoso, dentre outras autoridades da área.

“Esse caminho da gestão escolar pode ser trilhado com entusiasmo, porque é isso que o gestor sempre tem, à vontade e o entusiasmo de fazer bem”, disse Tânia Leiros na abertura do evento. Maura Bezerra, diretora da ANPAE, lembrou que a instituição nacional já tem 50 anos de atividades e no RN já são 27 anos.

O VII Encontro da ANPAE é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Estadual de Educação e UFRN. Cerca de 250 gestores, equipe técnica e diretores das escolas da rede municipal de educação de Natal vão participar do encontro. O tema central desta edição é “Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes e práticas escolares”, que será amplamente discutia em conferências, sala de conversas, sessões especiais de pôsteres e relatos de experiências. Um dos principais eixos do encontro será voltado para a educação continuada.

O evento acontece a cada dois anos e tem o propósito de reunir pesquisadores e docentes de educação básica, professores e dirigentes estaduais e municipais de instituições escolares e dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais que desenvolvem suas práticas, estudos e atuam na área de política e gestão e em áreas correlatas procurando interagir. Ou seja, buscar aproximações epistemológicas, teóricas e práticas, contribuindo para a investigação científica e cuidando de atualizar os gestores sobre às novas idéias que surgem nas práticas educacionais voltadas, também, para o planejamento e avaliação das instituições educativas.”

Neste evento os estudos e experiências inovadoras são socializados, bem como as práticas de administração educacional, de gestão escolar e de formação e valorização dos profissionais da educação. “Aqui refletimos sobre a política educacional e a gestão da educação básica, os processos de conhecimento e de práticas escolares, por meio da divulgação e socialização das vivências de cada gestor”, resumiu.

8h: Credenciamento

8h30: Atividade Cultural – Francisco Martins

9h: Conferência de Abertura
Tema: Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes e práticas escolares
Conferencista: Protª Drª. Alda Maria Duarte Araújo Castro - UFRN
Debatedores: Edivan Martins Teixeira – Secretário Municipal de Educação de Natal
Otávio Augusto de Araújo Tavares – Secretário Estadual de Educação
Coordenador: Prof. Dr. Dante Henrique Moura - IFERN/Vice- Diretor ANPAE

12h: Intervalo

14h: Sala de Conversas
Eixos Temáticos: Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes políticas de avaliação - Práticas Escolares: diretrizes e políticas de formação continuada
Coordenação: Maura Bezerra e Maria José Gadelha -ANPAE/RN
Convidados: Dirigentes de Escolas Municipais e Estaduais

16h: Sessões de Pôsteres
Tema: Práticas escolares
Coordenação: Comitê de Avaliação: Professoras Margarette; Marlete; Maria José Gadelha; Tereza; Maura Bezerra.
Expositores: Técnicos e Dirigentes de Escolas Municipais e Estaduais

17h: Coquetel de Encerramento - Música ambiente – Avaliações de pôsteres - Certificados