Na tarde desta terça-feira (03), a Escola Municipal São Francisco de Assis levou ao palco do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) a tradicional "Cantata Natalina", cujo tema deste ano foi “Celebrando a Jesus”. O evento, que já se tornou uma marca da escola, trouxe uma nova abordagem para contar a história do nascimento de Jesus Cristo, com uma narrativa cantada e encenada de forma inovadora, usando tradições nordestinas.


A Cantata Natalina se apresenta como o encerramento do Projeto Tocanto, uma iniciativa pedagógica que visa a musicalização dos estudantes e é coordenada pela professora Tércia de Souza, com apoio da professora de Educação Física Helisabela Danjoum, responsável pela coreografia do espetáculo. Durante a apresentação, os estudantes não apenas cantaram, mas também realizaram coreografias que davam vida às cenas da história.


Participaram do evento os estudantes do  5º ano do Ensino Fundamental, que integram o Projeto Tocanto. Além deles, o espetáculo contou com a presença de estudantes novatos e veteranos do projeto, que encantaram o público com as melodias de das flautas sopranas e contraltos. A apresentação também contou com a colaboração dos estagiários da escola e a participação especial do Coral Terceira Voz, grupo independente dedicado à prática do canto coral, que se uniu à apresentação proporcionando mais emoção.


De acordo com a professora Tércia de Souza, responsável pelo projeto, a Cantata Natalina é uma oportunidade para os estudantes aplicarem o conhecimento adquirido durante o ano, através da flauta doce, flauta soprano, contralto e violão. “Este evento representa a culminância do Projeto Tocanto, que tem como objetivo promover a musicalização dos alunos. Durante o 2º semestre, fomos preparando as músicas e a coreografia, sempre com a colaboração da professora Helisabela, que cuida da parte coreográfica e de organização do palco”, destacou Souza. Ao todo, 80 estudantes atuaram em cena.
 

Israel Lima Mendes, estudante de 14 anos do 6º ano, compartilhou a experiência. “Eu participo do Projeto Tocanto com flauta e violão, e também estou envolvido na Cantata de Natal, que fala sobre o nascimento de Jesus.  Ensaiamos muito para apresentar o melhor de nós. A professora Tércia, que é a coordenadora geral, nos ajuda com as dicas musicais, e estamos aprendendo muitas coisas novas com o projeto”, relatou Mendes.


A Cantata Natalina vai além de uma simples apresentação musical. Trata-se de um espetáculo teatralizado, com textos baseados em histórias ou passagens bíblicas que misturam música clássica e contemporânea, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento artístico e o aumento da autoestima. Além disso, promove valores como trabalho em equipe, disciplina e diversão, adaptando-se às habilidades de cada estudante.