Nos dias 7 e 8 de junho, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Natal iniciou um projeto-piloto sobre o uso de trombolíticos no Atendimento Pré-Histórico (APH) móvel. O curso teórico-prático aconteceu em colaboração com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos períodos da manhã e tarde, voltado para capacitar as equipes na Linha de Cuidados ao Infarto Agudo do Miocárdio. 


A orientação informa sobre a capacitação no uso de trombolítico, medicação que dissolve coágulos sanguíneos que interfere no transporte de oxigênio de forma correta, que faz parte da Linha de Cuidado de Urgência e Emergência em ataques cardíacos. “O curso ensina os participantes a usarem a medicação de forma correta, identificar o infarto agudo miocárdio e também ganhar tempo resposta na lesão do músculo cardíaco”, explica Cláudio Macêdo, Coordenador Geral do SAMU Natal, diz. Ressalta que a aplicação desse projeto-piloto garante maior eficiência e celeridade no atendimento pré-hospitalar, de forma que a vítima de infarto seja tratada e sobreviva ao ataque.


O treinamento foi ministrado pela equipe do Hospital das Clínicas da UFMG para o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e profissionais dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência de Natal, Mossoró e RN, visando melhorar a assistência aos pacientes de agravo de infartos e salvar um maior número de vidas que passam por esses ataques cardíacos.


Segundo o Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é uma condição em que há morte de células no músculo do coração decorrente de um coágulo que impede o fluxo sanguíneo de acontecer normalmente. O ataque cardíaco está ligado a problemas na alimentação não saudável, prática de tabagismo, sedentarismo e predisposição a doenças como diabete, colesterol alto, obesidade e estresse. Os sintomas incluem falta de ar, dor no peito que pode se espalhar pelo resto do corpo, seguida de sensação de desmaio, palidez e sensação de pressão no tórax.


O curso ocorrerá novamente em 5 de julho, com a formação de novas turmas. O serviço do SAMU Natal é gratuito e funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Em caso de sintomas de infarto, acione o SAMU Natal ao discar 192 e aguarde o atendimento.