No último fim de semana a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atuou em vistorias de combate à poluição sonora, eventos irregulares, ordenamento da orla e despejo de resíduos sólidos em diversas regiões da cidade. Três notificações foram emitidas por desobediência do ordenamento da orla e evento irregular. A operação teve apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.
As ações começaram no sábado (8) com vistoria na orla da Praia de Ponta Negra. Durante a operação, os fiscais apreenderam seis publicidades do tipo tabuleiros que estavam dispostos ao longo do passeio público. Apenas um teve o dono identificado representando uma empresa de passeio turístico, que foi notificado. Ainda na praia, um ambulante estava fixado no calçadão e também foi notificado por descumprimento na regularidade da sua atividade.
No verificação de eventos, alguns já de comemoração junina, foram seis pontos vistoriados na zona Sul, seis na zona Norte, três na zona Leste e outros seis na zona Oeste. Destes, somente um foi alvo de notificação, em Nova Descoberta, um arraiá promovido por uma empresa esportiva ocorria antes da emissão da autorização.
Descarte de resíduos sólidos
A fiscalização ambiental recebeu denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos nos canteiros dos entornos da Arena das Dunas. Ao verificar a situação, a denúncia se confirmou com mais de 45 pontos com material asfáltico disposto de maneira irregular machucando as plantas e arbustos do canteiro.
“Na ocasião, não conseguimos abordar o responsável pela obra, todavia a empresa responsável será autuada nos próximos dias com previsão de multa por infração ambiental”, relata o supervisor do plantão de fiscalização, Iang Chaves.
Para denunciar infrações ambientais, os cidadãos podem entrar em contato pela Ouvidoria da Semurb no telefone 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. E nos fins de semana e feriados, pelo número 190 do Ciosp.