O Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) sediou durante toda a sexta-feira (17), o Encontro de Abertura da Formação de Formadores Municipais e Regionais do RN. A convite da coordenação RN do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil que integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada a Secretaria Municipal de Educação de Natal, participou e teve a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, compondo a mesa e representando a titular da pasta, professora Cristina Diniz.
“Temos a intencionalidade e a sistematização nesse trabalho, sabemos que esse projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil foi um marco em 2015, e ele está sendo retomado nacionalmente agora por meio do Ministério da Educação do governo federal em parcerias com os governos estadual e municipal. Nós que estamos nesse lugar de gestão sabemos que é preciso coragem, pois requer muito trabalho, pois estamos vivendo aqui um momento histórico, precisamos ter consciência da importância. Esse auditório cheio de profissionais da educação, dispostos a enfrentar desafios, é um prazer para a SME-Natal, é um privilégio e um presente para nós podermos sediar a Formação de Formadores Municipais e Regionais do RN”, pontuou Capistrano.
Com a coordenação, na Região Nordeste, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no RN, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a SEEC-RN e a UNDIME-RN, o evento é destinado à formação de professoras e professores que atuam em pré-escolas públicas de todo o país. Diversos secretários e secretárias de educação dos municípios do RN, além de gestores e professores e demais profissionais da área da educação e áreas correlatas se fizeram presentes.
A assessora pedagógica do Setor de Normas e Organização Escolar da SME-Natal, Patrícia de Souza Azevedo, comentou a importância da ação. “Sabemos que o Brasil e principalmente o Nordeste têm uma carência grande na Educação Infantil, que é a base para a educação de toda uma vida. Participarmos desta formação em prol da Educação Infantil, impactará diretamente na performance em sala de aula. O nosso compromisso é o que queremos passar para os profissionais em sala de aula. Eu realmente acredito que isso irá surtir efeito na prática”, ressaltou a assessora pedagógica.