O Centro Cultural e Esportivo Professor Carlão foi inaugurado nesta quinta-feira (12) pela prefeita Micarla de Sousa. O equipamento urbano, localizado na rua das Tulipas, em Mirassol, é uma homenagem a um dos maiores incentivadores do esporte em Natal, Carlos Alberto de Sousa Azevedo. Durante o evento, a prefeita anunciou a realização do concurso nacional de arquitetura para que seja desenvolvido o projeto da “Praça do Natal”.

“Esse equipamento urbano deve ser cuidado pela população de Mirassol, da mesma forma que cuidamos da nossa casa. Quero sempre encontrar aqui pessoas alegres, desfrutando de bons momentos de qualidade de vida”, destacou a prefeita do Natal. “Lembro da alegria que o professor Carlão transmitia a todos nós, principalmente quando ele visitava meu pai já doente, o ex-senador Carlos Alberto de Sousa. Nada mais justo do que essa homenagem”, completou a chefe do executivo municipal.

A viúva do homenageado, Isabel Azevedo, falou emocionada em nome da família. “A idéia surgiu através de um abaixo assinado dos amigos, que desejavam perpetuar seu legado para cidade”, lembrou Isabel, que estava ao lado das filhas do casal, Rafaela e Marcela.

O equipamento urbano conta com pavimentação, estrutura de mesas para jogos, paisagismo, um garrafão de basquete de medidas oficiais, iluminação, rampas de acessibilidade, pavimentação da rua lateral, coletores de fibra e bancos de praça.

“Por trás desta obra há uma homenagem especial que deixa um legado na história do esportista, professor e cidadão. São dois presentes entregues a cidade: a praça e a lembrança ao professor Carlão, que ficará na eternidade, assim como também será a gestão da prefeita Micarla de Sousa para Natal”, afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria, também presente na inauguração.

Participaram ainda da solenidade a senadora Rosalba Ciarline, o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, responsável pelo projeto e manutenção do centro cultural e esportivo, além de outros secretários municipais, vereadores, o pároco de Mirassol, monsenhor Lucas Batista Neto e moradores do bairro.

O professor Carlão era formado em Educação Física. Desde os 19 anos lecionou basquete em várias escolas de Natal e foi presidente da Federação Norte-rio-grandense de Basquete (FNB), por dois mandatos, além de atleta da Associação de Veteranos Amigos do Basquete (AVAB). O professor Carlão morreu aos 42 anos em 2004.

Praça do Natal

Micarla de Sousa aproveitou a oportunidade e anunciou o lançamento, nesta sexta-feira (13), do concurso nacional de arquitetura para que seja desenvolvido o projeto da Praça do Natal, localizada onde atualmente está a árvore natalina da cidade, em Mirassol, que será substituída por outra permanente.

“Nossa idéia é criar um espaço para se transformar num dos principais pontos turístico de Natal, inclusive com a melhoria da loja de artesanato do local”, informou a prefeita Micarla de Sousa, divulgando que a previsão é de que até o próximo mês de novembro a Praça do Natal seja concluída.