Nesta quarta-feira (8), aconteceu o “Dia D do Mais Saúde Bucal na Escola”, no município. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), leva prevenção, educação em saúde bucal e atendimentos odontológicos para dez escolas pactuadas com o Programa Saúde na Escola (PSE) em Natal.

Durante o dia foram desenvolvidas diversas ações relacionada à higiene oral dos pequenos, oferecendo serviços como orientação sobre hábitos de higiene bucal e alimentação saudável; além de aplicação tópica de Flúor, escovação supervisionada e da oferta de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) para alunos previamente selecionados. O dia contou também com ações de promoção à saúde, como atualização de carteira vacinal e atendimento nutricional.

"Estamos realizando o Dia D com essas dez escolas selecionadas, em uma ação integrada entre as secretarias municipais de saúde e educação, mas ações voltadas para a saúde bucal acontecem durante todo o ano nas escolas assistidas pelo programa", comenta Rossana Mota Costa, coordenadora de saúde bucal da SMS Natal.

A equipe da Unidade Básica de Saúde de Jiqui coordenou a ação que aconteceu no CMEI Moema Tinoco, localizado em Neópolis. Para Riane Tavares Ursulino, dentista da unidade, a ação foi bastante proveitosa. “Hoje tivemos um dia muito bem-sucedido, com um bom número de crianças tendo essa noção maior da saúde oral e também sobre o benefício que a aplicação do flúor traz para a prevenção de cáries no futuro”, comenta.

Com cerca de 650 estudantes, contemplando desde estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental aos da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, localizada no bairro Potengi, também foi uma das escolas participantes da ação desta quarta.

Para o Gestor Pedagógico da instituição, Carlos Antônio Justino de Araújo, a atividade é bastante significativa para a vida das crianças e das famílias, pois aproxima a Unidade Básica de Saúde da escola. “Essa ação dá a essas crianças a oportunidade de fazer a avaliação bucal e alguns procedimentos que, de outra forma, eles não teriam oportunidade.  Vindo até a escola, a equipe permite que todas as crianças sejam atendidas, e isso é muito importante para a qualidade de vida delas, e os profissionais das escolas ficam realmente muito felizes, porque as crianças são atendidas e encaminhadas para continuidade desses tratamentos nas unidades, acaso necessário”, comenta o gestor.

Aluno do 5º ano da escola Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, Weverton Arthur Nunes de Lima, de 10 anos, participou da ação e aproveitou para aprender a forma correta de escovação. “Eu gostei da ação, foi muito legal. Ensinaram como não ficar com os dentes sujos e a escovar os dentes direito para não ficar com cáries.”

O Dia D foi realizado em  escolas pactuadas ao Programa Saúde na Escola, que incluem escolas municipais, estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e aconteceram nas instituições de ensino: Escola Estadual Selva Capistrano, Escola Estadual Dinarte Mariz, CMEI Moema Tinoco da Cunha Lima, Escola Municipal São José, Escola Estadual Euripedes Barsanulfo, Escola Municipal Professor Herly Parente, Escola Municipal Palmira de Sousa, Escola Municipal José do Patrocínio, Escola Professor Luís da Câmara Cascudo e Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro.

O Dia D do Mais Saúde Bucal na Escola faz parte das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), uma colaboração dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de ensino por meio da integração entre profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e profissionais da educação.