A Prefeitura de Natal deu posse nesta sexta-feira (03) aos primeiros membros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte. A solenidade realizada no auditório do Parque, marcou a primeira reunião ordinária presidida pelo do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, que tomou posse e empossou outros 21 membros do Conselho.

‌Os novos conselheiros foram empossados em uma sessão solene com uma mesa composta pelo diretor do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb, Luiz Augusto Correia, a secretária adjunta de Planejamento, Eudja Mafaldo, o titular da pasta, Thiago Mesquita, o diretor do Parque da Cidade, Odorico Ferreira, o representante da Câmara Municipal, Robério Paulino. Na ocasião, os representantes falaram sobre a importância do Parque para a cidade e preservação do meio ambiente.

‌”O parque é um centro geográfico de Natal, esse local representa um sonho para essa cidade e para a preservação da Mata Atlântica, bem como a fauna e flora abarcada e conservada nessa área. É uma honra para mim e acredito para os novos conselheiros poder contribuir para as futuras gerações”, discorre o secretário, Thiago Mesquita.

O colegiado de caráter consultivo, composto por representantes paritários do Poder Público e da Sociedade Civil, totalizando 22 membros, entre titulares e suplentes, irá desempenhar um papel crucial na gestão do Parque. Os novos membros estarão na gestão pelos próximos dois anos, conforme estabelecido pela legislação municipal.

“Nós do Instituto Federal do RN ( IFRN) estamos honrados em fazer parte desse Conselho e poder colaborar de maneira ainda mais eficiente, tendo em vista que o Parque promove ações de pesquisa e extensão, assim como os IFs“, comenta a conselheira empossada do IFRN, Dayana Melo.

Na mesma perspectiva, a representante do ICMBio, Maurizélia de Brito adiciona: “Muito importante a troca de experiências entre as instituições representadas nesse Conselho, estamos dispostos para colaborar para um andamento mais participativo no Parque”, finaliza.

O processo seletivo para os membros do Conselho Gestor envolveu uma etapa de inscrições feita por meio de edital, que ocorreu até o dia 8 de março de 2024. As entidades não governamentais interessadas submeteram-se a uma seleção, cujo resultado final foi publicado no Diário Oficial do Município entre os dias 4 a 12 de abril de 2024.

‌Entre os representantes das instituições governamentais estão Thiago de Paula Nunes Mesquita, presidente do Conselho Gestor pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Eudja Maria Mafaldo Oliveira, suplente da Semurb, Christiane de Araújo Alecrim e Ana Valquíria de Souza da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Francisco Carlos Fonseca e Maria de Lourdes Pereira de Lima do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da Guarda Municipal do Natal, Maurizélia de Brito Silva e Marília Ulisses Nobre de Medeiros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Dayana Melo Torres e Jean Leite Tavares do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e Robério Paulino Rodrigues e Milklei Leite de Farias da Câmara Municipal de Natal. Já as entidades não-governamentais incluem Fabio Alexandre Barbosa Antunes de Melo e Paulo Hilson Malveira do Conselho Comunitário Cidade Satélite (CONCITEL), Robson Anderson Calixto da Silva e Elton Ramon Ramos Tavares da Associação Cidade Nova Inova, George Alexandre Barrêto Costa e Fernando Virgilio de Macedo Silva da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO RN), Lucas Redko de Carvalho e Marina Ferreira Aguiar da Associação Potiguar Amigos da Natureza (ASPOAN), e Agnes Catarina Serra Dantas e Ronaldo Pereira de Araújo do Horto Florestal Parque das Serras.