Com foco na expansão de políticas afirmativas na área da cultura, a Prefeitura de Natal está finalizando a requalificação de mais uma área destinada a receber eventos e apresentações das mais variadas manifestações artísticas. O Teatro Arena Esperança, localizado na Cidade da Esperança, Zona Oeste, recebe os últimos ajustes para ser entregue. O local passou por uma ampla reconfiguração, com aplicação de mosaico concebido e elaborado pelas mosaicistas Mariana Farias, Gildeci Pereira e Rosângela Mello. A ação é coordenada pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

“A cultura é uma das áreas prioritárias da nossa gestão, pois sabemos da importância de investirmos na economia criativa da cidade, valorizando a produção artística local e oferecendo opções de lazer e entretenimento tanto para os natalenses quanto para os turistas. Estamos finalizando a recuperação do Teatro Arena Esperança, criando mais um espaço para nossos artistas se apresentarem e mostrarem seu talento. Vamos seguir apoiando e fortalecendo a cultura da cidade”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

O trabalho em mosaico possui o tema: “O Sopro de Dionísio” e consiste numa narrativa calcada no deus grego do Teatro. A arte é uma expressão não só decorativa como também conecta o público que visita o local com a terra mãe natureza. No palco do teatro os quatro elementos - terra, fogo, água e ar – são representados de forma que convergem com o sagrado feminino. Os artistas potiguares que já se apresentaram no Teatro Arena Esperança também são homenageados na obra com a eternização dos seus nomes no mosaico.

Além do mosaico, o espaço também vai contar com um mural em arte grafite, contribuindo para potencializar ainda mais a proposta de valorização da arte local. Os grafiteiros Val, Rafael, Lucas Rharo, Gil e Carcará serão os responsáveis pela instalação do mural. Eles foram selecionados pelo edital da Funcarte e prometem caprichar no trabalho com uma temática urbana.

O secretário municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Dácio Galvão, destaca a importância da revitalização do espaço, que já foi um ponto de efervescência cultural da cidade, mas estava esquecido: “Estamos fazendo esse resgate, adotando uma política de descentralização das nossas ações culturais, que saíram cada vez mais das áreas tradicionais e vão partir para as regiões periféricas da cidade, onde também há uma riqueza cultural enorme. A democratização do acesso à cultura em Natal é uma determinação do prefeito Álvaro Dias que estamos cumprindo”, ressaltou Dácio.

Dentre as diversas manifestações artísticas visuais, as obras em mosaico estão se espalhando por toda Natal.  Além do trabalho no Teatro Arena Esperança, a Prefeitura já executou os projetos da Escadaria de Mãe Luíza e da escadaria da Sagrada Família, no bairro das Rocas. Também está prevista a instalação de um mosaico em um mural de 400 metros no projeto de reurbanização da Pedra do Rosário.

“Essa é uma manifestação bem contemporânea utilizada em larga escala em grandes cidades do Brasil e do mundo. Estamos implementando em Natal alguns mosaicos que além de terem um aspecto artístico importante trouxeram uma estética singular nos locais aplicados. Precisamos valorizar isso”, apontou o titular da Secult/Funcarte. A execução dos trabalhos no Teatro Arena conta com recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Felipe Alves.