A orla urbana de Natal passará por uma requalificação viária e revitalização urbanística. O prefeito Álvaro Dias assinou a ordem de serviço para obras de melhorias que contemplam desde a Praia dos Artistas (na Ladeira do Sol), até a Praia do Forte, na zona leste da cidade. A solenidade de assinatura aconteceu na manhã deste sábado (16), na sede da Prefeitura e contou com a participação do  presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Linha, representantes do legislativo, secretários municipais, servidores e lideranças comunitárias.

A obra, orçada em R$ 39,8 milhões prevê intervenções viárias a partir da Avenida Nilo Peçanha, passando pela Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Café Filho. A revitalização urbanística da Avenida Café Filho vai contar com novos quiosques, banheiros públicos, calçadão moderno e acessível, área para a prática de corrida e caminhada, ciclovia, nova iluminação, equipamentos públicos de lazer e convivência, skate park, área para a prática de esportes de areia e a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, um campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva. 

Durante a solenidade de assinatura, o prefeito Álvaro Dias apresentou o projeto para os presentes e falou das intervenções.“Vamos revitalizar a nossa orla urbana e devolvê-la para o natalense, como também torná-la atrativa para os turistas. Vamos fazer com que Natal cresça e se desenvolva através do turismo, gerando emprego e renda. Estou muito feliz hoje, porque estamos cumprindo a nossa missão, de transformar e modernizar a nossa cidade. Esse era o meu grande sonho, quando assumi a prefeitura há cinco anos, que era fazer essas mudanças e transformações em benefício de todos”, afirmou o chefe do executivo.  

O secretário de infraestrutura, Carlson Gomes, falou da importância da revitalização e citou as obras que estão em execução na cidade. “A obra de revitalização da orla urbana é muito importante para o turismo. O município já trabalha em obras como o complexo da Redinha, que está em pleno andamento. Ontem teve a licitação das empresas para concorrerem para a execução da obra da engorda. Já fizemos o enrocamento, estamos fazendo a drenagem em Ponta Negra e faltava a obra das praias urbanas. Com isso se completa o ciclo de Redinha à Ponta Negra”, enfatizou. 

O prefeito ressaltou as ações que a gestão municipal tem empreendido para fortalecer, fomentar e valorizar o turismo na cidade. E também citou a execução das obras do Complexo Turístico da Redinha, o enrocamento da praia de Ponta Negra, que segue em execução, e falou sobre o projeto da engorda. 

A previsão é que a obra de revitalização da orla urbana se inicie nos próximos quinze dias. Neste primeiro momento, o trânsito não será modificado e dentre os próximos dias, a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentará as intervenções necessárias no entorno da obra.

A secretária de planejamento, Joanna Guerra, destacou em sua fala a relevância da obra para o desenvolvimento da cidade. “Natal já é uma cidade naturalmente atrativa, porque possui belas praias e é uma cidade que tem o maior número de leitos turísticos do nordeste. De Redinha a Ponta Negra há investimentos da Prefeitura e, com a execução dessa obra, Natal vai fomentar cada vez mais o turismo, que é a nossa principal atividade econômica. Essa assinatura de hoje é um momento marcante. A obra foi um projeto concebido na Sempla que teve a participação de várias pastas do município, e esse projeto vai mudar a realidade da nossa orla”, disse Joanna.