Com a proximidade da temporada chuvosa na cidade, um dos problemas recorrentes encontrados em lagoas de captação e estações elevatórias volta a preocupar os órgãos municipais e a população: o acúmulo de lixo e metralhas dentro desses espaços.

De acordo com informações do departamento de Conservação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o problema é grave e afeta o trabalho e o andamento das estações elevatórias e redes de drenagem, além do possível transbordamento das lagoas de captação na época das chuvas fortes. "É uma situação perigosa e que exibe a falta de educação e cidadania de uma parte da sociedade que teima em continuar com práticas erradas e ilegais, jogando lixo em equipamentos públicos", enfatizou o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra.

O caso mais recente foi o lixo encontrado na estação elevatória localizada na rua Dr. José Gonçalves, em Lagoa Nova. Uma imensa quantidade de sacos, papéis, embalagens de comida, latas de alumínio e outros materiais. "Tudo isso acumulado entope canos, queima quadros eletrônicos, prejudica a rede de drenagem e, no final, transborda para as ruas próximas e alaga os locais junto com a água das chuvas. É um verdadeiro caos", explicou o secretário adjunto de Conservação da Seinfra, Lucas Pinheiro.

Seinfra e Urbana seguem com serviços

Para combater o problema, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Seinfra e Urbana, desenvolve ações durante todo o ano. Enquanto as equipes da Seinfra trabalham dentro das lagoas e estações, retirando o material orgânico, o lixo, bem como monitorando e fechando as ligações clandestinas, o pessoal da Urbana executa a limpeza dos taludes e retira os resíduos no entorno dos equipamentos.

Além do trabalho de limpeza para ampliar a capacidade de armazenamento das lagoas, a secretaria de Infraestrutura também promove a manutenção preventiva nas bombas de escoamento.