A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu oficialmente nesta quarta-feira (13), o Ano Letivo de 2024 na Rede Municipal de Ensino, recebendo 52.781 estudantes de volta às salas de aula. A abertura oficial aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Vulpiano Cavalcanti de Araújo, situado no bairro Igapó, com a presença dos pais e responsáveis, do corpo docente e funcionários do CMEI, da secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, dos secretários adjuntos Aldo Fernandes de Sousa Neto (Administração Geral) e Naire Jane Capistrano (Gestão Pedagógica) e da equipe pedagógica da Secretaria. 

"É uma alegria enorme para nós que integramos a Educação de Natal iniciar o ano letivo de 2024, conforme o calendário escolar planejado pela SME-Natal. Estamos entusiasmados para que esse ano seja um ano de muitas aprendizagens e conhecimentos das nossas crianças e dos nossos jovens e adultos. Também estamos com a perspectiva do tempo integral, e dizer da nossa alegria em ampliar o número de estudantes que em 2024 terão acesso à educação de tempo integral, já começando hoje em sete Centros Municipais de Educação Infantil e também nas escolas de Ensino Fundamental", destacou a professora Cristina Diniz.  

Atualmente, o CMEI Doutor Vulpiano Cavalcanti de Araújo conta com 365 crianças matriculadas para o ano letivo de 2024. Destaca-se que ainda há vagas disponíveis nos turnos matutino e vespertino para interessados. A educadora infantil do Nível II-A, Kesia Borges da Silva, ressalta a importância desse momento de retomada das aulas. “O início do ano letivo é um momento importante para toda a comunidade escolar. É o momento em que renovamos nossas energias, estabelecemos metas e nos preparamos para oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças. Para os estudantes, é o momento de reencontrar os amigos, os professores e mergulhar novamente no processo de aprendizagem”, citou Kesia da Silva.  

A Rede Municipal de Ensino de Natal é composta por 74 Centros Municipais de Educação Infantil e 73 Escolas de Ensino Fundamental, totalizando 147 unidades de ensino. Com capacidade para atender até 60 mil estudantes, a rede oferece uma estrutura completa para o desenvolvimento educacional dos estudantes.  

“O sentimento de retorno neste início de ano letivo é verdadeiramente inspirador. É uma mistura de entusiasmo, expectativa e alegria que permeia toda a escola. Ver nossas crianças pelos portões com sorrisos no rosto, prontos para mais um ano de aprendizado, é muito gratificante. Os professores, por sua vez, retornam cheios de energia e dedicação, prontos para acolher e orientar nossas crianças em sua jornada educacional", destacou a gestora administrativa do CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti, Maria Sandra Pereira de Medeiros. 

Quem também estava contente para esse momento era o pai de Manoela Isabela, do Nível IV, João Batista Rodrigues, que acredita que a cada novo ano representa uma oportunidade única para o crescimento da filha. "As aulas são importantes para a minha filha desenvolver suas habilidades e conhecimentos. Estamos felizes com o início das aulas", concluiu.