No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08), a Prefeitura de Natal lançou a campanha “Ela é protagonista”, que tem como foco principal o empoderamento feminino e a valorização dos espaços conquistados pelas mulheres na sociedade. A solenidade de lançamento contou com a participação do prefeito Álvaro Dias, da primeira dama do Município, Amanda Dias, da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Maria José Medeiros, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Gorete Gomes.

“É com enorme satisfação que lançamos essa campanha tão importante para reforçar a importância das mulheres como protagonistas da sociedade. Infelizmente, elas enfrentam muito preconceito, desigualdade e são violentadas. Precisamos quebrar esses ciclos e campanhas como essa contribuem muito para garantir, proteger e defender o direito de todas”, disse Álvaro Dias, ressaltando que Natal é uma das capitais do país onde as políticas públicas em defesa das mulheres recebem mais investimentos, pontuando a implementação da Patrulha Maria da Penha, programa coordenado pela secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes): “Não registramos nenhum feminicídio entre as mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha em Natal. Isso é muito significante”, apontou.

A campanha “Ela é protagonista” será executada ao longo do mês de março e será veiculada nas mídias sociais, veículos de internet, rádio e mídias externas. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).

Álvaro Dias encerrou seu pronunciamento, destacando a participação feminina na gestão municipal. O primeiro escalão da Prefeitura conta com dez mulheres, como titulares de secretarias dos órgãos da administração direta e indireta do Município: “Temos uma gestão que abre espaço para as mulheres, que com muita sensibilidade, competência e habilidade estão contribuindo para o êxito do nosso trabalho. Quero parabenizar a todas e reforçar o nosso compromisso de seguir atuando para ampliar, garantir e defender os direitos das mulheres”, concluiu o prefeito.

A atual gestão da Prefeitura de Natal vem executando um amplo trabalho de combate à violência contra a mulher. De forma integrada, diversos departamentos da gestão atuam em frentes amplas, oferecendo apoio, acolhimento, segurança, capacitação, tratamento de saúde e psicológico, bem como inseri-as na sociedade, após os episódios de violência.

Dentre as ações está o programa “Acolhe Mulher”, que está no Aplicativo Natal Digital e tem ajudado em processos de denúncias e acolhimentos. Além dele, a rede de proteção da Prefeitura tem se intensificado: “Hoje temos Centros de Referência da Mulher, Casa Abrigo Clara Camarão, Rede com o Centro de Referência em Assistência Especializada (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), parcerias com a Semthas para cursos de capacitação, com a Semdes na Patrulha Maria da Penha e com o Senac no Hotel Barreira Roxa. A Prefeitura hoje tem uma política em defesa das mulheres consolidada e estruturada”, falou a titular da Semul, Maria José Medeiros.